Pandemia

Número de casos de Covid-19 continua aumentando na Grande São Luís

Entre os dias 18 e 24 de maio, 2.146 novos casos de Covid-19 foram registrados somente na Região Metropolitana da capital, segundo boletins da SES

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Até a manhã desta segunda-feira, 25, eram 22.786 testes positivos para Covid-19 em todo o estado
Até a manhã desta segunda-feira, 25, eram 22.786 testes positivos para Covid-19 em todo o estado (Coronavírus)

São Luís - No último dia 17 de maio, a Região Metropolitana de São Luís encerrou o lockdown, que durou 13 dias. O bloqueio total foi adotado como uma forma de diminuir a propagação do vírus e assim reduzir o número de novos casos na Ilha. Uma análise dos últimos sete boletins (do dia 18 ao dia 24 de maio) da Secretária de Estado da Saúde (SES) mostra que dos 9.548 novos casos confirmados em todo o Maranhão, 22,47% foram apenas nas quatro cidades que compõem a Ilha de São Luís, um total de 2.146 casos em sete dias.

Até a manhã desta segunda-feira, 25, eram 22.786 testes positivos para Covid-19 em todo o estado, e 784 óbitos contabilizados pela doença, os boletins da SES costumam ser liberados às 21h, logo, os dados estão sujeitos a revisão. O Maranhão passa por um momento onde os municípios do interior estão em um ritmo muito rápido de contaminação, com 7.402 casos confirmados na última semana. A quantidade total de novos casos nesse espaço de tempo também assusta, 41,9% dos casos confirmados no estado se acumulou apenas nos últimos sete dias.

Leitos ocupados
Imperatriz atingiu novamente neste domingo, 24, a sua taxa de ocupação total de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19, dos seus 45 leitos, todos estão ocupados, já os leitos clínicos têm uma taxa de ocupação de 93,83% de acordo com o boletim do dia 24. O governador Flávio Dino publicou no dia 25, em uma rede social, sobre a situação de Imperatriz. “Mais equipamentos para abrir mais leitos de UTI em Imperatriz”, Dino reforçou ainda, que precisa da colaboração de todos em relação às medidas preventivas.

Já foram feitos 38.506 testes para Covid-19 no Maranhão, 79% (30.442) desses somente na rede pública de saúde, os outros 8.064 foram realizados na rede privada.

Leitos na Grande São Luís
Durante os dias 18 a 24, a Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) chegou diversas vezes a uma taxa de ocupação maior que 90%. Atualmente, são 230 leitos de UTI disponíveis exclusivamente para tratamento do Coronavírus e 752 leitos clínicos também exclusivos para tratamento da doença. Em todo o estado, são quase 1500 leitos de UTI e leitos clínicos para o combate à doença.

No domingo, 24, a taxa de ocupação de leitos de UTI chegou a 97,83%, ou seja, apenas cinco leitos estavam disponíveis em toda a Região Metropolitana da capital. A taxa de ocupação para leitos clínicos chegou a 76,86%, ainda restam 174 leitos livres.

Profissionais da Saúde
Os profissionais da saúde que trabalham ativamente no combate à pandemia da Covid-19 no Maranhão, acabam sendo muito expostos ao vírus, na análise dos sete últimos boletins foram registradas 17 mortes de profissionais da saúde pela doença, o número é baixo comparado ao total de profissionais que conseguiram se recuperar, são 747 recuperados de 902 casos confirmados. Somente três óbitos foram contabilizados no período analisado.

Taxa de letalidade
Taxa de letalidade ou coeficiente de letalidade é a proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de doentes que sofrem dessa doença, ao longo de um determinado período de tempo, ou seja, esse cálculo mede a chance de uma pessoa infectada vir a morrer em decorrência dela. No Maranhão a taxa de letalidade da Covid-19 se encontra numa decrescente. No dia 18 de maio a taxa era de 4,25, já no dia 24, a taxa de letalidade era de 3,44.

Reabertura do comércio
Ontem, 25, se iniciou na região metropolitana, o processo gradual de reabertura do comércio. É importante lembrar, que no primeiro momento somente empresas familiares, ou seja, estabelecimentos em que trabalham apenas o proprietário e outras pessoas do seu núcleo familiar podem reabrir. Esses locais podem voltar com suas atividades comerciais, mas precisam cumprir todas as regras sanitárias, como a etiqueta respiratória, o uso de máscaras e a prática do distanciamento social.

No primeiro dia da reabertura gradual o número de pessoas circulando pelo centro da cidade foi intensa, na Rua Grande, foi possível ver filas sem o distanciamento de 2 metros entre as pessoas, e também vários indivíduos sem máscaras de proteção, vale ressaltar que o uso das máscaras é obrigatório.

O governador Flávio Dino afirmou que essa reabertura é uma “experiência”, e que caso ocorra uma “segunda onda” de contaminação pelo coronavírus, o decreto poderá ser revogado e medidas mais rígidas podem voltar a ser implementadas no Maranhão.

NÚMEROS

9.548 novos casos confirmados no Maranhão (de 18 a 24 de maio)

22.786 casos no total, no estado (até o fechamento desta edição)

7.402 novos casos confirmados na última semana, somente no interior (até o fechamento desta edição)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.