Eleições 2020

Famem pede adiamento das eleições municipais em carta aberta ao Congresso Nacional

Caso seja aprovado, mandato de prefeitos atuais serão prorrogados

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

SÃO LUÍS - A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), enviou carta ao Congresso Nacional pedindo o adiamento das eleições municipais de 2020.

A carta, assinada pelo presidente Erlanio Xavier, pede que seja considerada “a posição histórica do Movimento Municipalista Brasileiro no sentido da unificação dos mandatos com a realização de uma eleição geral em 2022”.

No documento, um dos 21 motivos citados seria o distanciamento social que impossibilita a presença de pessoas em locais com aglomerações, principalmente de quem pertence ao grupo de risco. Também foi destacado a impossibilidade do cumprimento de prazos estipulados pela Justiça Eleitoral.

Com o aumento exponencial dos casos nos últimos dias, o assunto sobre esse adiamento as eleições deve ser acentuado. O Senado e o Tribunal Superior Eleitoral acordaram um prazo para definir a situação do prazo das eleições. Esse prazo será iniciado somente após o dia 31 de junho.

O senador Weverton Rocha, do PDT, falou à Agência Senado que os parlamentares irão esperar e ver os efeitos da pandemia no Brasil, pra tomar uma decisão. “Até lá não tem nada definido”, frisou.

Carta aberta divulgada pela FAMEM e CNM
Carta aberta divulgada pela FAMEM e CNM

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.