União

Lideranças religiosas lançam Comitê Afro Religioso de Combate a Covid-19 no Maranhão

Iniciativa pretende contribuir com medidas de prevenção, saúde e segurança alimentar das comunidades de terreiros localizadas nas 217 cidades do estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Comitê será lançado nesta terça-feira
Comitê será lançado nesta terça-feira (comitê afro religioso)

São Luís - As lideranças religiosas de Matriz Africana lançará, nesta nesta terça feira, 26, às 9 horas, o Comitê Afro Religioso de Combate à Covid-19 no Maranhão. A iniciativa pretende contribuir com medidas de prevenção, saúde e segurança alimentar das comunidades de terreiros localizadas nas 217 cidades do estado, devido a pandemia mundial, provocada pela propagação do novo coronavirus.

Participarão da reunião o Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular/SEDIHPOP, Francisco Gonçalves, e o Defensor Público Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Maranhão/DPE, Jean Nunes.

Entre as pautas do Comitê estão reuniões virtuais com órgãos governamentais para tratar da contenção da Covid-19 nas comunidades de terreiros, mobilização para a doação de cestas básicas e kits de higienização, discussão de protocolo para rituais fúnebres de matriz africana, com representantes da Vigilância Sanitária e demais órgãos de saúde, e apoio para a realização do cadastro de povos de terreiro no programa de Auxílio Emergencial do Governo Federal.

Segundo a Yalorixá, Jô Brandão, a criação do Comitê Afro Religioso de Combate à Covid-19 no Maranhão é essencial para o combate à doença e à preservação das comunidades e o fortalecimento dos laços de solidariedade entre elas. “Aproximadamente 150 terreiros já aderiram às ações propostas pelas lideranças que organizaram o Comitê. O objetivo é desenvolver ações preventivas, estabelecer parcerias para a garantia da segurança alimentar e sanitária das comunidades, informar os povos de matriz africana do nosso Estado sobre seus direitos, preservando nossas tradições e protegendo vidas dos efeitos da pandemia mundial, causada pelo novo coronavírus”, ressaltou.

O Pai Bia, do município de Ribamar, também ressaltou o papel do Comitê neste período da crise. "O Comitê é um valioso espaço, para discussão e elaboração de estratégias, para que nossas comunidades tradicionais de terreiro, possam atravessar esse momento de pandemia".

A Mãe Nonata de Oxum, confirmou a importância da participação de todos, já que o Comitê é um instrumento coletivo de apoio às comunidades de terreiro. "O Comitê é um espaço que cria oportunidades para debatermos o enfrentamento da covid19, levando em conta as necessidades do povo de axé", finalizou.

A reunião de lançamento do Comitê será realizada por videoconferência e poderá ser acompanhada por meio da plataforma meet.google.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.