Dia Mundial Sem Tabaco

Fumo está relacionado ao agravamento da Covid-19

Exposição à fumaça pode comprometer a funcionalidade dos pulmões e expor a pessoa a um risco maior de contaminação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Há um risco maior de complicações em pessoas contaminadas que são expostas ao fumo
Há um risco maior de complicações em pessoas contaminadas que são expostas ao fumo (Cigarro)

São Paulo - Os malefícios do tabaco matam mais de 7 milhões de usuários e 1,2 milhão de fumantes passivos por ano. Marcado para fortalecer a conscientização sobre os malefícios do cigarro, o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, tem uma importância ainda maior neste ano: o enfrentamento à Covid-19.

De acordo com o pneumologista Fabio Marcelo Costa, há um risco maior de complicações em pessoas contaminadas que são expostas ao fumo. "Além de prejudicar os mecanismos imunológicos do organismo, o cigarro compromete a capacidade pulmonar do indivíduo devido à inflamação e obstrução das vias aéreas, o que agrava as condições respiratórias do paciente", esclarece.

Diversos estudos mostram que fumantes são mais propensos a desenvolver doenças respiratórias e cardiovasculares. Além disso, de acordo com o artigo Analysis of factors associated with disease outcomes in hospitalized patients with 2019 novel coronavirus disease, publicado no Chinese Medical Journal, em 5 de maio de 2020, o risco de um paciente com Covid-19 evoluir para um quadro de pneumonia grave é maior.

"Uma possível explicação para isso é que tabagistas, usuários de cigarros eletrônicos e suas variações, podem desenvolver ou acentuar doenças pulmonares crônicas, o que aumenta o impacto de um possível contato do vírus com o organismo", explica o pneumologista.

Ainda segundo o especialista, é importante ressaltar que o ato de fumar, por si só, já é uma postura arriscada. "Além de prejudicar o bom funcionamento dos pulmões, quando uma pessoa fuma, ela coloca a mão constantemente em contato com o rosto e com os lábios, o que aumenta as chances de contaminação pelo novo coronavírus", ressalta Fabio Marcelo Costa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.