Luta contra a epidemia

Deputado maranhense sugere testes em "Drive Thru" para testagem da Covid-19

Segundo Leonardo Sá, medida poderia aumentar o índice de testagem e, ao mesmo tempo, garantir segurança dos testados

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Sugestão do deputado já é empregada em outros estados
Sugestão do deputado já é empregada em outros estados (Leonardo Sá)

O médico e deputado estadual Dr. Leonardo Sá (PL) sugeriu ao governo do estado uma medida que pode facilitar a realização da testagem de casos suspeitos da Covd-19 no estado. Por meio da Indicação Parlamentar 687/2020, o deputado sugeriu ao secretário estadual de saúde, Carlos Lula, que fosse adotada a realização de testes rápidos gratuitos para detecção do coronavírus (Covid-19), no modelo “Drive Thru”, no Maranhão..

O método sugerido já vem sendo adotado em várias cidades do Brasil, possibilitando a testagem em massa, para um melhor planejamento das estratégias de saúde. Em Brasília e Fortaleza, por exemplo, medidas emergenciais foram tomadas e executadas com sucesso a partir desse procedimento, seguindo todas as orientações da Organização Mundial da Saúde e das autoridades públicas.

Deste modo, em sendo o Maranhão um estado grande, com realidades municipais diferentes, quem fizer o teste será cadastrado na entrada e passará por uma triagem de temperatura. O atendimento deverá ser feito por ordem de chegada, com no máximo três pessoas dentro do veículo, sendo proibido sair do carro sem orientação da equipe de saúde, seguindo a recomendação sobre o uso de máscaras faciais desde a saída de casa.

“Mesmo com o isolamento social no Maranhão já há mais de dois meses, precisamos continuar com medidas não só para conter o vírus, mas também para prevenir a Covid-19. Muitas pessoas são assintomáticas e estão contaminando outras, sem saber. Com a realização destes testes rápidos em massa, podemos detectar inclusive esses casos e tomar as medidas necessárias, evitando aglomerações nas unidades de saúde e laboratórios”, declarou o deputado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.