Augusto Dantas - presidente da Equatorial Energia

Muito além do essencial

Ele é da opinião de que o social é também prioridade de gestão e tem dado o exemplo desde que a rotina da população maranhense mudou completamente, em razão da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus

Evandro Júnior / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Augusto Dantas lidera uma equipe focada no trabalho em tempo integral e com o máximo de responsabilidade
Augusto Dantas lidera uma equipe focada no trabalho em tempo integral e com o máximo de responsabilidade (augusto dantas)

SÃO LUÍS- Planejamento estratégico e gerenciamento de crise são ferramentas fundamentais para o enfrentamento e superação de situações atípicas, a exemplo do que vive o mundo com a pandemia do novo coronavírus. Quem defende esta afirmação é o presidente da Equatorial Energia, Augusto Dantas, que desde o início da crise sanitária vem liderando uma equipe focada no trabalho em tempo integral e com o máximo de responsabilidade. Tudo, segundo ele, para entregar aquele que é um dos insumos mais essenciais na modernidade: energia elétrica.

“Nós passamos por um momento muito delicado e sem precedentes, que tem afetado a vida de cada um de nós. Por isso, é fundamental que tenhamos o compromisso e a responsabilidade de buscar alternativas que visem equilibrar as relações de trabalho e manter a prestação de serviços essenciais à sociedade. No nosso caso, objetivando garantir o fornecimento da energia elétrica para mais de 2,5 milhões de unidades consumidoras em todo o Maranhão”, revela.

As incertezas do cenário, decorrentes da pandemia, representam um ponto de muita atenção quanto à temática “gestão”. No caso da companhia na qual Augusto Dantas está à frente, foi instituído o chamado “Comitê de Gerenciamento de Crise”, tendo este o objetivo de definir diretrizes, medidas e procedimentos de prevenção a serem adotados ante ao risco de contaminação. O Comitê segue atento e monitora os acontecimentos no cenário nacional, bem como todas as determinações oficiais divulgadas pelos órgãos responsáveis.

“Desde o mês de março, passamos a adotar medidas para enfrentar a crise provocada pela pandemia. Inicialmente, intensificamos em nossa comunicação interna, informações com o objetivo de esclarecer dúvidas e disseminar medidas de prevenção contra o novo vírus entre nossos colaboradores, conforme as orientações da OMS e das autoridades federais, estaduais e municipais”, conta.

Medidas

Logo depois, segundo Dantas, foi preciso migrar o atendimento presencial de clientes para os canais digitais e, a partir daí, todos os colaboradores dos grupos de riscos foram orientados a ficar em casa. “Em meados de março, adotamos o modelo de trabalho home office para os colaboradores das áreas administrativas. No caso das atividades operacionais, além das equipes de atendimento a clientes, adotamos rigorosas medidas de higienização e distanciamento social, visando preservar a saúde dos consumidores e colaboradores”, detalha.

Ele reforça que a companhia segue empenhada em garantir a continuidade do fornecimento da energia elétrica com qualidade para todo o Maranhão, sobretudo para atender às unidades médicas e hospitalares. “Manteremos a população informada por meio de campanhas, sobretudo em relação aos benefícios para os consumidores residenciais de baixa renda, previstos na legislação do setor elétrico brasileiro”, frisa.

Augusto Dantas lembra que a continuidade e qualidade dos serviços são frutos de muito empenho e comprometimento de um time de heróis. “Vale reconhecer e valorizar o empenho e compromisso de todos os colaboradores e das empresas prestadoras de serviços, sobretudo aqueles que realizam o atendimento ao público no Centro de Operações Integradas. São engenheiros, técnicos, eletricistas, leituristas e agentes comerciais que estão dedicados em garantir a máxima continuidade e qualidade da energia elétrica para todo o Maranhão, de forma dedicada e incansável”, ressalta.

Não basta ser eficiente em seu serviço essencial, conforme Dantas. É preciso que a empresa seja também solidária e socialmente engajada na comunidade maranhense. E desde o início dessa crise, a companhia desenvolve ações de responsabilidade social e de ajuda financeiras para minimizar os impactos da pandemia.

Entre as principais ações já realizadas, destacam-se a entrega de equipamentos médicos à Secretaria de Estado da Saúde, cestas básicas a famílias desabrigadas pelas cheias dos rios em alguns municípios e doação de geladeiras para famílias vítimas das enchentes em Imperatriz. Outra iniciativa (esta contou com a parceria do Grupo Mirante) foi a promoção da live beneficente do cantor Zeca Baleiro.

“Essa crise também serviu para potencializar os valores de humanização, sustentabilidade e responsabilidade social que sempre praticamos. Nós estamos dando a nossa contribuição, pois acreditamos que é assim, com cada um fazendo a sua parte e somando esforços individuais, que venceremos esse vírus”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.