Criminalidade

Assassinatos neste mês na Grande Ilha já superaram abril

Dados da SSP revelam que já ocorreram 26 mortes neste mês na Região Metropolitana de São Luís, enquanto, no mês abril o registro foi de 21 casos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Um dos assassinatos registrados este mês ocorreu no Parque Shalon, tendo com vítima Matheus Ferreira
Um dos assassinatos registrados este mês ocorreu no Parque Shalon, tendo com vítima Matheus Ferreira (mateuzinho)

São Luís - Números crescendo. O mês de maio ainda não terminou e já ocorreram 26 mortes violentas na Grande Ilha, de acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Também ficou constatado que a quantidade de assassinatos deste mês superou os casos registrados em todo o mês passado, que contou 21 mortes. No decorrer deste ano, um total de 120 pessoas já foram assassinadas a tiros ou por arma branca na Região Metropolitana de São Luís.

Os dados da SSP ainda revelam que neste mês ocorreram 23 homicídios dolosos, como também houve o registro de um crime de latrocínio (roubo seguido de morte) e duas mortes ocasionadas durante confronto entre bandidos e policiais. Enquanto, no mês passado, a polícia registrou apenas 21 homicídios dolosos e não houve ocorrência de latrocínio como também mortes durante confrontos policiais na Ilha.

Ocorrências

Na noite de quinta-feira, 21, duas pessoas foram assassinadas a tiros. Um dos casos ocorreu no Parque Shalon, nas proximidades do bairro da Cohama, tendo como vítima Matheus Assunção Ferreira, Matheuzinho, de 24 anos.

Segundo a polícia, ele, de posse de uma arma de fogo, tentou roubar uma loja de conveniência de um posto de combustível. Uma das vítimas reagiu ao assalto e o criminoso foi baleado. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados e quando chegaram ao local encontraram Matheus Assunção sem vida.

O acusado fugiu em um veículo Corola, de cor e placas não identificadas. A polícia informou que Matheuzinho era acusado de vários assaltos na capital, principalmente, na área do São Francisco e tendo como alvos estabelecimentos comerciais.

Crime

O outro assassinato foi registrado na Vila Doutor Julinho, na cidade de São José de Ribamar e a vítima foi identificada como Rafael Wyldson Vilela Batista, de 29 anos. De acordo com a polícia, o crime ocorreu em plena via pública, sendo a vítima alvejada no pescoço e na cabeça.

Ela morreu ainda no local e o corpo removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser autopsiado e, logo após, liberado para os familiares. Os acusados, até o período da tarde de sexta-feira, 22, não tinham sido presos e a polícia não revelou a motivação desse crime.

Duplo assassinato

A polícia ainda na sexta-feira, 22, estava realizando incursões no interior do estado com o objetivo de efetuar a prisão dos acusados do assassinato de Francisco e Leonardo Lucena, ambos são da mesma família.

Segundo a polícia, na noite de quinta-feira, 21, as vítimas foram mortas a tiros dentro de sua residência, na Vila Osmani, em Lago da Pedra, enquanto os acusados tomaram rumo ignorado. Os corpos foram levados para o hospital e o sepultamento ocorreu na sexta-feira, 22, no cemitério da cidade.

A Polícia Civil está investigando um caso de achado de cadáver, ocorrido no último dia 21, na zona rural de Presidente Vargas. O corpo, do sexo masculino, estava em estado de putrefação e ainda não foi identificado. No decorrer dos próximos dias, testemunhas serão ouvidas na delegacia da cidade.

BOX

Mortes violentas ocorridas na Grande Ilha

Janeiro: 28 casos

Fevereiro: 22 casos

Março: 23 casos

Abril: 21 casos

Maio: 26 casos ocorridos até o último dia 21

Fonte: Secretaria de Segurança Pública

Número

120 pessoas foram mortas a tiros ou por arma branca neste ano na Grande Ilha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.