Temporal

Chuva com relâmpagos causa alagamentos e assusta pessoas

Temporal teve início por volta das 14h e só amenizou perto das 15h30; quantidade de descargas elétricas no céu deixou as pessoas assustadas; vias ficaram alagadas e o trânsito comprometido

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Com a intensidade da chuva, rua no São Francisco sumiu sob a água
Com a intensidade da chuva, rua no São Francisco sumiu sob a água (alagamento)

São Luís - Na tarde desta quinta-feira, 21, uma chuva intensa atingiu a Região Metropolitana de São Luís, o que deixou muitos moradores da Ilha assustados, sobretudo por causa dos muitos relâmpagos, seguidos de trovões. Com o temporal, diversos transtornos foram registrados na Grande Ilha. Em várias avenidas, como a Litorânea, houve pontos de alagamentos, que interromperam o trânsito em alguns trechos. Ruas do bairro São Francisco ficaram encobertas pela de água, que “engoliu” calçadas.

Desde pouco depois do meio-dia, as nuvens escuras já anunciavam que um temporal atingiria a ilha, mas as primeiras gotas só começaram por volta das 14h. Quem estava dirigindo teve que reduzir a velocidade, pois a visibilidade ficou comprometida. Alguns motoristas pararam os carros, aguardando que a chuva amenizasse, assim como condutores de motocicletas. Na Avenida Litorânea, o alagamento, que já é tradicional, causou transtornos.

A Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco, ficou alagada. A fim de não aquaplanarem, que ocorre quando os pneus perdem o atrito com a pista, condutores entraram nas ruas transversais. As poças d’águas, por outro lado, poderiam esconder buracos. Transtornos também foram verificados na Avenida São Marçal, na altura da Jordoa e Filipinho. Por causa da chuva, engarrafamentos se formaram nas proximidades de um supermercado, alcançando a Feira do João Paulo.

Outros transtornos foram observados na Rua 8 do São Francisco, que ficou completamente alagada. A região situada nas imediações da Lagoa da Jansen foi outro ponto afetado pela chuva. Na tentativa de escaparem do temporal, muitas pessoas se abrigaram nas paradas de ônibus ou dentro de estabelecimentos comerciais.

Descargas e ZCIT
De acordo com o Laboratório de Meteorologia (Labmet), do Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), as chuvas no Maranhão são provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que, quando tem um “núcleo pesado”, gera temporais. Segundo o meteorologista Gunter de Azevedo Reschke, o período chuvoso no estado sempre é marcado por raios, relâmpagos e trovões, especialmente, nessa época do ano.

Importante dizer que o raio é a faísca que sai de uma nuvem e, geralmente, cai em direção ao solo, ou fica apenas no céu. Já o relâmpago é a luminosidade que as descargas elétricas produzem, ou, como é conhecido popularmente, o “clarão”. O trovão, por sua vez, é o barulho que as pessoas escutam antes, durante ou após uma chuva, o que assusta os moradores.

Zona de Convergência
Conforme Gunter de Azevedo Reschke, um fenômeno que inaugura o período chuvoso no Maranhão é justamente essa Zona de Convergência, que se movimenta pelo Hemisfério Sul da Terra por causa da temperatura da superfície do mar no Oceano Atlântico Sul. Esse sistema meteorológico é responsável por uma estação prolongada de chuva frequente e volumosa em boa parte do Brasil, que fica marcado pelo fluxo de umidade.

“Esse fenômeno favorece o deslocamento dessa faixa mais para o Sul. Aproximadamente 70% das chuvas que caem no Maranhão são oriundas dessa Zona de Convergência”, explicou o meteorologista. Importante destacar que, além da ZCIT, também existe a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principal sistema meteorológico do verão no Brasil, que é responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa sobre parte das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

A ZCAS traz a chuva volumosa para o Sudeste e para o Centro-Oeste. A ZCIT é responsável pela maior parte da chuva anual do Nordeste e do Norte do Brasil.

Período chuvoso
No Maranhão, o período chuvoso começa, oficialmente, em fevereiro. No entanto, janeiro é considerado um momento importante para o padrão de distribuição de chuvas no estado, conforme o Núcleo Geoambiental da Uema. É durante essa época que ocorre a lenta transição da estação seca para a estação chuvosa no setor Centro-Norte do território, processo que se inicia em dezembro de cada ano. A Zona de Convergência Intertropical, gradativamente, se desloca do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul.

Porém, este ano, o período chuvoso foi iniciado mais cedo no Maranhão, isto é, em janeiro. Nessa época, o risco de deslizamento de terra aumenta, como em locais com presença de voçorocas ou encostas. Na Salinas do Sacavém, em São Luís, esse fenômeno é mais evidente. Apesar do problema, algumas pessoas ainda constroem casas em cima ou embaixo dessas zonas de perigo. Isso foi verificado, também no bairro Bom Jesus, igualmente na capital.

Alagamento em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.