Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Posse no TRE-MA

O desembargador Tyrone José Silva assumiu na última terça-feira a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, durante sessão solene por videoconferência transmitida pelo canal TRE-MA do Youtube. Ele sucedeu ao desembargador Cleones Cunha. A cerimônia marcou também a posse do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos como membro efetivo, vice-presidente e corregedor daquela Corte.

NESTA PANDEMIA, o empresário Benedito Ubaldo Silva (da BUS Transportes) procura manter a tranquilidade e a esperança degustando grandes vinhos – e assim foi flagrado no fim de semana
NESTA PANDEMIA, o empresário Benedito Ubaldo Silva (da BUS Transportes) procura manter a tranquilidade e a esperança degustando grandes vinhos – e assim foi flagrado no fim de semana

Eleições municipais
A pandemia de covid-19 deve adiar as eleições municipais para dezembro. A ideia em discussão no Congresso Nacional estipula o dia 6 de dezembro como provável data do primeiro turno e 27 do mesmo mês para o segundo turno nas cidades com mais de 200 mil eleitores.
Dessa forma, o início da campanha de rua, com comícios, carreatas, caminhadas e panfletagem passaria de 16 de agosto, como estipulado agora, para a segunda quinzena de outubro.
Até as condições climáticas ajudariam, uma vez que a campanha, no Sul e Sudeste, seria feita toda na primavera.
Nas demais regiões é verão o ano todo.

Colecionador de cardápios
Confesso que há muitos anos coleciono cardápios de restaurantes gastronômicos, estrelados ou não. O que, aliás, interrompi depois da pandemia, quando as viagens foram suspensas e tivemos que ficar isolados em casa.
Agora, li uma matéria que diz o seguinte: cronista de jornal durante a maior parte da vida, o poeta Olavo Bilac sabia o valor do que sobrava do efêmero e acariciava o passado com gosto de antiquário.
Tinha possivelmente a consciência de que, ao colecionar cardápios, preservava com eles o pouco de uma vida que todos os dias se mudava em saudade.

Mais cuidados contra o vírus
Na Uber, antes que o motorista ou entregador possa ficar online, é solicitado a ele que confirme o uso da máscara de proteção facial por meio de uma selfie.
Detectado o objeto, o indivíduo está liberado para fazer as corridas.
A tecnologia passou a valer para o mundo inteiro na segunda-feira.
Também foi suspensa a modalidade Uber Juntos – que permitia o compartilhamento de viagens –, e nas entregas foi disponibilizada a opção “deixar na porta”.

Em ritmo frenético
Em tempos de pandemia, nada melhor do que uma série para nos fazer viajar sem sair de casa.
Prepare-se, então, para encher os olhos com as exuberantes paisagens da ilha espanhola de Ibiza em White Lines, produção da Netflix que estreou na sexta- feira com assinatura de Álex Pina, a mente por trás da badalada La Casa de Papel.
Em White Lines, o idioma predominante é o inglês, sem abandonar o sotaque hispânico e os ares de latinidade, tão presentes nos enredos criados pelo espanhol.
Embalada pelo ritmo frenético da música eletrônica, estilo musical que transformou Ibiza em um polo de festas e de liberdade na década de 1990, a nova série tem uma trama misteriosa centrada no assassinato de um DJ britânico prodígio e que transita pelo universo das drogas, da corrupção e do sexo.

TRIVIAL VARIADO

Nos Estados Unidos o presidente Donald Trump avisa que poderá proibir a entrada de brasileiros no país. Embora os EUA tenham mais contaminados e mortos, Trump teme que os viajantes levem o coronavírus para áreas que já superaram a crise.

A Caixa Econômica Federal informa que mais de 50,5 milhões de benefícios emergenciais já foram pagos em todo o Brasil.

Muitas empresas maranhenses estão aderindo à campanha #nãodemita, uma ação nacional pela preservação dos empregos.

Se há uma coisa que nunca entendi foi a nomeação de Regina Duarte para comandar a política cultural do país. Decepcionou do começo ao fim. Já vai tarde!

Estou com o coração em festa. O lançamento do meu canal no YouTube, dia 19, foi um sucesso total. Ana Karin Andrade comandou a Live que inaugurou o canal com postura de profissional do mais alto nível. Só ganhou aplausos.

Devo confessar que tive momentos de grande emoção ao ouvir depoimentos sinceros e apresentações artísticas que mexeram com o meu dentro e, alguns momentos, me levaram às lágrimas.

Foi uma Live linda que durou quase duas horas e por ela desfilaram nomes de grande prestígio nacional e internacional. Estou no mais absoluto estado de graça. E extremamente agradecido.

DE RELANCE

Woody Allen em julho
A autobiografia do premiado cineasta Woody Allen, A propósito de nada, vai ser publicada em Portugal e logo depois no Brasil. A previsão é de que a edição em língua portuguesa chegue às livrarias no próximo mês de julho. A biografia, escrita na primeira pessoa por Woody Allen, viu-se desde o início envolvida em polêmica, devido à recusa das editoras norte-americanas em a editarem, pressionadas pelas acusações de abuso sexual que são feitas ao realizador.

Woody Allen em julho 2
Em março, o grupo editorial Hachette, detentor dos direitos de publicação e que tinha aceitado publicar Apropos of Nothing (título original), nos Estados Unidos, anunciou que afinal não o faria, depois de protestos de funcionários, devido às acusações de abuso sexual à sua filha adotiva Dylan Farrow, de que Woody Allen é alvo, por parte da própria, da ex-mulher Mia Farrow e do filho de ambos, Ronan Farrow. Foi então que a editora Arcade Publishing decidiu avançar com a publicação da autobiografia, e lançou-a no final daquele mês.

Woody Allen em julho 3
Agora, a autobiografia de Woody Allen vai chegar primeiro a Portugal pelas mãos do grupo Almedina que, através da chancela Edições 70, conta colocá-la à venda nas livrarias, no último mês deste semestre. Em 2014, Dylan Farrow, filha adotiva de Woody Allen e Mia Farrow, acusou o pai de ter abusado sexualmente dela em 1992, quando tinha apenas sete anos, uma acusação que reiterou em 2018, mas que Woody Allen sempre desmentiu e que nunca foi comprovada pelas investigações que se fizeram ao caso.

Woody Allen em julho 4
A crítica se refere à autobiografia como a tragédia de um comediante triste. Trata-se de um livro divertido, lascivo, triste, violento. Que, como os seus melhores filmes, nos leva para um mundo sedutor antes de ficarmos a sós com uma dolorosa realidade. É um livro que nasce das ilusões da infância e termina na tristeza e mágoa. Woody parece pedir-nos que o deixemos em paz em sua casa.

Cats em cartaz, agora na tela
Um dos mais famosos musicais do mundo está de volta aos palcos possíveis nesta fase de recolhimento. A estreia online de Cats está marcada para esta sexta-feia, às 19h, no canal The Shows Must Go On!, no YouTube. Depois de ter passado pelo britânico New London Theatre, onde esteve em cartaz durante 21 anos, e ter repetido a proeza no palco da Broadway, em Nova York, numa carreira com 18 anos, o célebre musical composto por Andrew Lloyd Webber lançou-se numa excursão que passou por 26 países.

Cats em cartaz... 2
A fórmula de sucesso se sustenta não só no elenco de luxo, que inclui as estrelas Elaine Paige, Ken Page e Sir John Mills, mas também nas coreografias vestidas a preceito, com um guarda-roupa a condizer com o deslumbre, e na trilha sonora que acompanha a história – Memory é um bom exemplo da herança aqui deixada.

Cats em cartaz... 3
O musical, que conta com sete Tony Awards e um Grammy no currículo, entre outras distinções, teve a sua adaptação para a grande tela em 1998, com produção do próprio Lloyd Webber e direção de David Mallet. É esse o filme que agora chega ao YouTube e fica disponível gratuitamente para visualização durante 48 horas (24h no Reino Unido). O streaming vem acompanhado de clips e cenas de bastidores.

Estão no Caúra
O conselheiro (aposentado) Ronald Sarney e a desembargadora Nelma Sarney estão isolados neste período de pico da pandemia na paradisíaca chácara que possuem no Caúra, em São José de Ribamar. A propriedade tem apartamentos para todos os filhos e netos do casal e possui uma belíssima vista para o mar.

Para escrever na pedra:
“Contra a estupidez, os próprios deuses lutam em vão”. De Schiller.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.