Pacificação

Flávio Dino elogia reunião entre Jair Bolsonaro e governadores

Encontro debateu PLP 39 que garante ajuda de R$ 60 bilhões a estados e municípios

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Reunião entre presidente e governadores aconteceu na manhã desta quinta
Reunião entre presidente e governadores aconteceu na manhã desta quinta (reunião)

Aparentemente a reunião, realizada na manhã desta quinta (21), entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e governadores pode ter iniciado um processo de pacificação entre União e estados. A reunião foi convocada pelo presidente para debater a PLP 39/2020, projeto que prevê a locação de R$ 60 bilhões em recursos de socorro aos estados e municípios. Mesmo não tendo participação direta na reunião, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), elogiou o encontro.

O presidente Jair Bolsonaro explicou que o objetivo da reunião por videoconferência com governadores foi minorar os efeitos sobre os afetados "na ponta" pela crise do novo coronavírus, sobre a qual "não sabemos o tamanho da sua dimensão".

Bolsonaro condicionou a sanção do projeto a vetos que irão congelar reajustes na remuneração de todos os servidores públicos até o fim do ano que vem. “É o remédio menos amargo" para o funcionalismo, "mas de extrema importância para todos os 210 milhões de brasileiros".

Os governadores do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), foram escolhidos para representar os governadores.

Reinaldo Azambuja falou que os governadores entendem a sugestão de vetos do governo federal. "Todos nós estamos dando uma cota de sacrifício, é um momento ímpar da história do nosso País. A maioria dos governadores entende a importância de vetar esse artigo (sobre reajuste de servidores)", disse Azambuja.

Renato Casagrande sugeriu uma coordenação central contra a crise. "Quero deixar a sugestão que o presidente, junto com o Senado, a Câmara, com o STF, e com a representação dos governadores e prefeitos, a gente possa ter uma coordenação central, porque vai viver ainda um tempo significativo de crise, e ter essa coordenação central que nos oriente cumpre o papel de salvar vidas", disse.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a reunião com o presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ministros e governadores é um momento "histórico na reconstrução do País".

Até mesmo o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), elogiou o andamento da reunião de hoje. Bolsonaro também elogiou governador. Nas últimas semanas os dois trocaram acusações e ataques.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.