Solidariedade

Voluntários doam máscaras de acetato a unidades de saúde

Ideia de realizar campanha de arrecadação dos EPIs é de um grupo de servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão, que já doou 348 máscaras

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Profissionais de saúde da UPA Araçagi agradecem a doação das máscaras, que são indipensáveis para a proteção durante o atendimento
Profissionais de saúde da UPA Araçagi agradecem a doação das máscaras, que são indipensáveis para a proteção durante o atendimento (doação mascaras TJMA)

Um grupo de servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) está liderando uma campanha para arrecadação de máscaras de acetato. Todo o material arrecadado é doado a unidades de saúde de São Luís, cujos profissionais estão assistindo pacientes acometidos pelo novo coronavírus. As máscaras são fundamentais para a proteção durante o trabalho.

Segundo os organizadores da campanha, a ideia surgiu no grupo de WhatsApp da Associação de Técnicos e Auxiliares Judiciários do Tribunal de Justiça do Maranhão. “Vendo notícias sobre a situação dos profissionais de saúde de São Luís diariamente, no tocante à carência de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), nós resolvemos nos juntar para comprar máscaras de acetato, pensando nos profissionais de saúde das Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde e Hospitais de São Luís”, explica a servidora Lindalva Harache.

A campanha tem obtido sucesso e os voluntários já doaram 348 máscaras, mas a arrecadação continua, pois a demanda é alta. As instituições agraciadas até agora foram Santa Casa de Misericórdia e Anexo do Socorrão I, UPA do Vinhais, UPA do Araçagi, Unidade Mista do Coroadinho e Unidade Mista do Maiobão. O grupo também arrecada doações em dinheiro: a quantia é a partir de R$ 10,00, valor de uma máscara de acetato.

“Essa campanha é por uma causa muito nobre, que é a segurança dos profissionais de saúde. Pretendemos atingir um número maior desses profissionais, com a doação das máscaras de acetato e, para isso, esperamos que a comunidade abrace essa ação social”, complementou Lindalva Harache.

Criada em formato de escudo para encobrir o rosto e servir como uma barreira de proteção, a máscara de acetato é indicada para médicos e enfermeiros no atendimento aos pacientes. Especialistas orientam, no entanto, que os profissionais também usem a máscara cirúrgica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.