Alerta

Motociclistas são alertados sobre trânsito por meio da internet

Detran aproveita as redes sociais e o site para divulgar Maio Amarelo 2020 e um deles tem como alvo motoqueiro que fazem serviço de delivery

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Motociclista que realiza  o serviço de delivery transita na Avenida Colares Moreira, em São Luís
Motociclista que realiza o serviço de delivery transita na Avenida Colares Moreira, em São Luís (motociclista / delivery)

São Luís - O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) está aproveitando as redes sociais e o site do órgão para divulgar material informativo do Movimento Maio Amarelo 2020. A campanha deste ano tem como tema “Perceba o Risco. Proteja a Vida”. Um dos materiais divulgados está relacionado aos motociclistas, que prestam o serviço de delivery na Grande Ilha.

Esse tipo de trabalho cresceu bastante durante o período de pandemia do novo coronavírus e, segundo os profissionais da área de trânsito, também é bem visível as infrações no trânsito cometidas pelos motoqueiros. No último domingo, a diretora-geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, colocou no seu Instagram o folder sobre esses tipos de infrações.

O material traz a mensagem que “O volume de entregas aumentou e a responsabilidade também” como ainda faz um alerta ao motoqueiro para não transitar por vias proibidas para chegar mais rápido. Larissa Abdalla, ainda por meio do Instagram, declarou que domingo tem sempre um volume maior de entregas e deixou o apelo para que os motociclistas tenham cuidado no trânsito.

Irregularidades

Várias irregularidades são vistas de forma diária cometidas pelos motociclistas. Na avenida dos Holandeses, na área do Renascença, durante o período da manhã de ontem era possível observar motoqueiros de chinelo, avançando o sinal vermelho e muitos não estavam utilizando a viseira do capacete.

Um deles ao ser indagado sobre conduzir a motocicleta de chinelo não quis falar sobre o assunto. Um outro motociclista também não falou sobre a ausência da viseira do capacete. Uma vendedora ambulante, Márcia Viana, declarou que há vários motoqueiros que circulam até mesmo pela calçada e disputam o espaço com os pedestres.

Na Avenida Castelo Branco, no São Francisco, também foi possível observar motociclistas desrespeitando as “Leis de Trânsito”. Muitos desses condutores faziam manobras irregulares na via para evitar o sinal vermelho e até mesmo paravam em cima da faixa de pedestre. Um motociclista de delivery, que não se identificou, disse que precisa ser rápido para fazer as entregas.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização da sociedade, que tem o objetivo de reduzir o número de mortes causadas por acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Este ano, o desafio é superar com criatividade as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus e divulgar, de maneira eficiente, a mensagem da Campanha do Movimento Maio Amarelo. No Maranhão, a Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA já começou a desenvolver práticas e ações que incluem a participação de todos os representantes do órgão no Maranhão.

No primeiro momento, o Detran-MA divulgou em suas redes sociais as peças publicitárias oficiais, produzidas pelos organizadores do Maio Amarelo 2020 como ainda estão sendo desenvolvidas peças pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Órgão, dentro do tema da campanha.

Nos últimos três anos, o Detran-MA vem sendo homenageado no evento “Destaques do Maio Amarelo”, promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Em 2019, o Detran-MA recebeu o Troféu de Ouro, pelo maior número de ações e atividades educativas, realizadas durante o mês de maio, em São Luís e nos municípios maranhenses, por meio das 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Saiba Mais

Alerta ao motociclista

Não transite por vias proibidas para chegar mais rápido.

Dirija com prudência e respeite a sinalização.

Nunca dirija falando ao celular.

Nunca dirija após beber bebida alcoólica.

Não passe no sinal vermelho.

Não ultrapasse o limite de velocidade da via.

Faça a revisão e manutenção do veículo em dia.

Perceba o risco, proteja a vida.

O pedido do cliente é importante, mas sua vida é muito mais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.