Covid-19

Câmara dos Deputados aprova projeto que torna obrigatório uso de máscaras

Texto do projeto de lei, originalmente de autoria do deputado federal do Maranhão Pedro Lucas Fernandes (PTB), contou com a relatoria do parlamentar também maranhense, Gil Cutrim (PDT)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Pedro Lucas Fernandes foi quem apresentou texto original do PL
Pedro Lucas Fernandes foi quem apresentou texto original do PL (Pedro Lucas Fernandes)

O Projeto de Lei 1562/20 que obriga o uso de máscaras em locais públicos e privados durante o período da pandemia do coronavírus do país foi aprovado ontem (19) durante sessão online da Câmara dos Deputados. O texto-base segue para o Senado e, se aprovado, irá para a sanção ou veto do Executivo.

A proposta, originalmente de autoria do deputado federal maranhense Pedro Lucas Fernandes (PTB) e cuja relatoria foi do colega de bancada, Gil Cutrim (PDT) recebeu modificações. Dentre elas, a aplicação de uma multa de R$ 300 caso haja descumprimento da medida. Em reincidência, o valor dobra de preço.

A aprovação do texto foi por contagem simbólica, ou seja, quando há concordância das bancadas sobre o tema. Apenas partidos como o PT e PSOL tentaram incluir destaques no texto, como a inclusão, no grupo de beneficiários com o recebimento de máscaras, das pessoas que trabalham em unidades prisionais. Até o fechamento desta edição, a matéria era discutida pelos parlamentares.

Obrigatório

Com a proposta, estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar durante a pandemia seriam obrigados a fornecer, aos seus funcionários e colaboradores, máscaras ainda que artesanais, sob pena de multa.

Segundo o relator, cabe apenas multa em caso de descumprimento. O texto original, elaborado pelo líder do PTB na Câmara, prévia responsabilização cível e penal, caso houvesse infração ou descumprimento da regra.

Pessoas com espectro autista ou com algum tipo de deficiência foram excluídas da obrigação.

O texto exige ainda a promoção, pelos órgãos de fiscalização, de campanhas publicitárias ressaltando a importância do uso do acessório. Profissionais de saúde, ainda de acordo com a matéria aprovada pelo Legislativo, também terão leitos destinados exclusivamente ao seu atendimento durante a pandemia da Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.