Estado Maior

Uso da cloroquina no MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Não está claro quem autoriza o uso do medicamento cloroquina no Maranhão para tratamento de pacientes com Covid-19 e que tenham comorbidades. O governo do Estado publicizou, no último fim de semana, a distribuição de um kit de fármacos quando os pacientes são receitados para o uso da cloroquina e outros medicamentos entre eles paracetamol.

No site da Secretaria Estadual de Saúde (SES) está exposto o protocolo que prevê o uso da cloroquina em casos graves da Covid-19 e quando o paciente estivesse internado. Entende-se que a prerrogativado do uso, nesse caso, cabe a um médico.

Não se sabe, entretanto, como foram organizados os procedimentos para que as unidades de saúde distribuam os fármacos. Assim como não está claro até que ponto a SES tem responsabilidade no uso de um medicamento, cuja comprovação de sua eficácia contra o novo coronavírus não ficou provada pela comunidade científica.

E é devido a essa falta de respaldo científico que o uso da cloroquina já levou à troca do comando do Ministério da Saúde duas vezes, já que os médicos Henrique Mandetta e Nelson Teich não concordaram com o que queria o presidente da República, Jair Bolsonaro, que é oficializar o uso do medicamento como tratamento para a Covid-19.

Já no Maranhão, o uso da cloroquina vem sendo feito em pacientes, mesmo sem comprovação científica.

As teorias
Nos bastidores, há as mais diversas teorias sobre o uso da cloroquina no Maranhão. Vai desde estratégia para evitar a superlotação do sistema até o uso político do protocolo.

Há ainda quem diga que a intenção do Estado é maquiar os números de casos da Covid-19 no Maranhão.

O que se sabe de fato é que o governador Flávio Dino (PCdoB) tenta passar a ideia de que o uso dos medicamentos são de responsabilidades exclusivas dos médicos e não de sua gestão.

Medidas
A Assembleia Legislativa aprovou uma série de medidas de combate ao novo coronavírus no Maranhão.

Uma das propostas foi dos deputados Adriano Sarney (PV) e Neto Evangelista (DEM) que prevê a proibição de corte de energia, água e gás no período da pandemia.

Outra proposta também aprovada diz respeito à bonificação para profissionais de saúde da rede estadual.

Pesar I
A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) manifestou profundo pesar pelo falecimento do padre José Bráulio Sousa Ayres.

Amiga do pároco, que estava à frente da Paróquia Santíssima Trintade, na Cidade Olímpica, Roseana se disse consternada com a morte de padre Bráulio.

“Uma grande perda. Padre Bráulio era um amigo querido que os fiéis em todo o Maranhão confiavam”, disse a emedebista.

Pesar II
Roseana Sarney se manifestou ainda sobre a morte do ex-prefeito de São Vicente Férrer, João Batista Corrêa Figueiredo, o João Cebola.

A ex-governadora lamentou o falecimento do ex-prefeito ocorrido no último domingo, 17, no hospital em Pinheiro, onde estava internado.

João Cebola comandou São Vicente Férrer no fim dos anos 80, mas se mantinha atuante na política local.

Posse
Hoje (19), a partir das 11h, o desembargador Tyrone Silva assumirá a presidência do TRE no estado. O desembargador José Joaquim Figueiredo volta ao tribunal para ser o corregedor eleitoral de novo.

Tyrone sucederá a Cleones Cunha, então presidente da Corte, e José Joaquim fica como vice-presidente da Corte.

Tyrone Silva terá como desafio conduzir a Justiça durante o restante do período pandêmico, que deve alterar a data do calendário eleitoral deste ano.

DE OLHO

6 REMÉDIOS COMPÕEM O KIT distribuído pelo Governo do Maranhão para os casos leves da Covid-19. O kit vem com Cloroquina/Hidroxocloroquina, Azitromicina, Ivermectina, corticoide, vitaminas C e D, além de remédios para febre e dores, como
paracetamol e dipirona.

Balanço
No dia 14 deste mês, durante última sessão eleitoral, o então presidente do TRE no Maranhão, Cleones Cunha, disse ter sido uma “felicidade” conduzir o Tribunal.

Hoje (19), durante posse do colega Tyrone Silva, o magistrado deve aproveitar para fazer um balanço de sua gestão.

Dentre avaliações, o trabalho de recadastramento dos eleitores nos últimos meses, impossibilitados de comparecer presencialmente aos locais de atendimento, será destacado.

E MAIS

• O escolhido pelo desembargador Tyrone Silva para ocupar o cargo de diretor geral do TRE foi o juiz da Corte Eleitoral, em final de mandato, Gustavo Villas Boas.

• Villas Boas sai da magistratura para a diretoria e sucederá o atual diretor geral, André Menezes.

• Deputados estaduais maranhenses aprovaram, nesta segunda-feira, proposta que prevê multa aos meios de comunicação que publicarem fake news sobre a Covid-19 no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.