Passeio cultural

Programação virtual marca Semana Nacional de Museus em São Luís

Casa de Cultura Josué Montello, Museu Histórico e Artístico do Maranhão e Casa do Maranhão, que estão fechados para visitações presenciais, estão com ações nas redes sociais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MUSEU HISTÓRICO)

SÃO LUÍS- Como parte da programação da 18ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), casas de cultura museus do Maranhão oferecem a possibilidade de visitação virtual de acervos bem como, com exposição e atrações pela internet.

Este ano, diferente das edições anteriores, a Semana Nacional de Museus, está sendo realizada com ações digitais em obediência às normas impostas em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus. Assim, os equipamentos culturais tiveram que suspender temporariamente as visitações presenciais e estão buscando formas alternativas para manter suas atividades.

Com o tema “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”, a 18ª edição da Semana Nacional de Museus reforça a importância dos museus como meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e de desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos.

Programação

A Casa do Maranhão apresentará pelas suas redes sociais várias ações relacionadas com saberes e fazeres desde o ano de 2015. São dados, informações gerais e curiosidades sobre a cultura do Maranhão nas suas mais variadas formas de expressão.

A Casa de Cultura Josué Montello está com a exposição virtual de peças do acervo museológico do Museu Biográfico Josué Montello em cartaz. O Museu foi inaugurado em 2016 e possui cerca de 3000 peças. São objetos pessoais, peças de vestuário, numismática, livros, troféus, estátuas, iconografia, adornos em vidro, madeira e bronze, material audiovisual, utensílios de decoração e mobília do antigo apartamento que servia de acomodação ao escritor e esposa quando vinham à São Luís. O conteúdo pode ser conferido pelo Instagram @cjosuemontello.

O Museu Histórico e Artístico do Maranhão fará retrospectiva das edições passadas, realizadas em conjunto pelas instituições museológicas do estado no Instagram @museuhistoricoeartistico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.