Aglomeração

São Luís tem grande movimentação de volta, após fim de lockdown

Maior número de pessoas foi registrado na Rua Grande, orla e portas de bancos; com o fim do bloqueio total, voltou a vigorar o decreto anterior

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

[e-s001]São Luís - São Luís registrou um movimento maior de pessoas em alguns pontos, na manhã de ontem. Com o término do lockdown, no domingo, 17, a população pareceu ter esquecido o isolamento social, ‘ganhou as ruas’ e se aglomerou, principalmente nas portas das agências bancárias. Muita gente também se dirigiu à Rua Grande e às praias. Na orla, banhistas aproveitaram para caminhar, passear com cães e tomar banho de mar.

Na Rua Grande (e vias transversais), principal centro de comércio da capital, o vaivém de pessoas começou cedo, apesar de apenas alguns estabelecimentos terem aberto as portas para venda de produtos essenciais da alimentação e remédios. Policiais militares foram deslocados para a área a fim de fazerem o disciplinamento de consumidores e veículos. Em alguns trechos, parecia que não havia mais necessidade do isolamento social, devido ao grande número de transeuntes, a maioria usando máscaras, no entanto.

Nas portas das agências bancárias, as filas estavam longas e as pessoas voltaram a se aglomerar, desrespeitando as medidas de distanciamento mínimo. Homens do Corpo de Bombeiros ficaram a postos para tentar organizar o fluxo de entrada e garantir o mínimo de distanciamento entre clientes.

[e-s001]Atividades
Com o término do lockdown, fica permitido um rol mais amplo de atividades essenciais e suspensa a declaração de autorização de trânsito para funcionários de serviços essenciais e rodízio de veículos na capital maranhense e nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, ou seja, na região metropolitana. Conforme o governador Flávio Dino, em anúncio feito em suas redes sociais, um novo decreto será editado amanhã, como medida de combate ao novo coronavírus.

Por enquanto, fica em vigor o decreto anterior ao lockdown. Entre as medidas, estão o fechamento do comércio não essencial, a paralisação das aulas presenciais nas unidades de ensino público e privado, o controle de acesso a supermercados e farmácias, a suspensão de eventos de lazer e o fechamento de bares e restaurantes, que podem funcionar apenas com serviço de entrega.

O decreto inclui ainda a suspensão de eventos esportivos, entre outros bloqueios a atividades não essenciais. Além disso, permanece a obrigação do uso de máscara em ambiente coletivo e seguem proibidas terminantemente as aglomerações. Todas as medias visam reduzir o número de casos e de mortes por Covid-19. O mais recente boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde informa que o Maranhão registrou 10.739 casos confirmados, sendo 496 óbitos. Além disso, 2.591 pacientes estão curados da doença. l

SAIBA MAIS

FIQUE ATENTO

O que pode funcionar?

Supermercados (com metade da capacidade), farmácias, delivery de alimentos, óticas, serviços drive-thru, entrega e retirada de lavanderia, lojas de tecido, postos de combustíveis e lojas de material de construção.

O que não pode funcionar?

Shoppings centers, cinemas, academias, teatros, bares, casas noturnas, salões de beleza e atendimento presencial em restaurantes e lanchonetes (com exceção de delivery e drive-thru).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.