Para não esquecer

Exposição apresenta documentos do período de escravidão no Maranhão

Documentos do Arquivo Público foram organizados em uma mostra no site do órgão que marca o mês da abolição da escravidão no Brasil

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Um dos documentos que integram a exposição
Um dos documentos que integram a exposição (documentos)

SÃO LUÍS- “Registros da escravatura no Maranhão: dos primórdios a abolição”, é o título da exposição virtual que está em cartaz no site do Arquivo público do Maranhão (Apem). A mostra faz referência ao mês em que se celebra o fim do regime de escravidão no país, com a assinatura, em 13 de maio de 1888, da Lei Áurea. A exposição virtual reúne seleção de documentos oficiais, além de registros bibliográficos, todos de fontes primárias e parte do acervo do Arquivo. O conteúdo pode ser visto no portal da instituição http://casas.cultura.ma.gov.br/apem/.

Duas palestras também estão disponíveis ao público no Instagram do Apem (@arquivopublicoma) com a participação do historiador e pesquisador Thiago Rosário, que aborda o tema “O Arquivo Público e a história da escravidão no Maranhão”, e do estudante do curso de História da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Haroldo Matos, que fala sobre “Registros da abolição da escravatura nos documentos do Arquivo Público”.

As atividades fazem parte da agenda especial do espaço culural durante o distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. “É uma forma de levarmos a cultura para quem precisa ficar em casa, incentivando ainda o acesso à registros importantes da nossa história”, destacou a diretora do Apem, Fabíola Tavares.

Arquivo

O Arquivo Público do Estado do Maranhão tem sob a sua guarda o maior acervo documental do Estado, oriundo de órgão públicos e também de acervos privados de interesse público e social.

Está constituído por aproximadamente dois quilômetros de documentos textuais dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e microfilmes.

Os conjuntos documentais estão organizados em dois setores: códices e avulsos. Possui também uma biblioteca de apoio. Conta com dois laboratórios: um de conservação e restauração de papéis e outro de digitalização de documentos. O órgão está sediado na Rua de Nazaré, 218, Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.