Organize-se

Veja dicas de como ajudar seu filho a estudar em tempos de isolamento social

Confira três passos importantes que vão auxiliar na hora de cumprir afazeres da escola; e leia ainda dicas de desapego e de organização de espaços pequenos

Lanny Bedasi, jornalista e personal organizer

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

+ TEMPO | A organização e seus benefícios

Organizar algo nem sempre é simples e muitas vezes a gente não quer colocar a mão na massa, né? Mas quem já experimentou a sensação gostosa de algo organizado sempre vai querer mais.

Hoje quero compartilhar alguns benefícios da organização.

- Melhora o sono

- Reduz o estresse

- Reduz a depressão e ansiedade

- Aumenta a produtividade

- Ganho de tempo extra

- Economia de dinheiro

- Reduz as despesas

- Libera espaço na mente

- Melhora o gerenciamento do tempo

- Aumenta a autoconfiança

- Fortalece autodisciplina

Organize-se e aproveite melhor a vida
Organize-se e aproveite melhor a vida

Resumindo, você se sente melhor e aproveita mais a vida. Não se cobre muito se não é organizado. Não vá aos extremos, até porque gente perfeita não existe, certo? Conquiste aos poucos. Assim é a vida.

TUDO EM ORDEM | Uma conversa sobre desapego

O maior êxito da vida é tomar decisões. E querer fazer com que as coisas realmente aconteçam é essencial para quem quer mudar. Minha sugestão é que você comece pelas pequenas coisas. Não foque no grande, senão você fica parado e não faz nada.

Faça “uma limpa” nas coisas que você tem e comece pelo descarte, que é o primeiro passo prático para quem quer organizar algo. Sei que é normal a gente se apegar a algum objeto como uma representação emocional significativa, mas é importante saber distinguir por que você guarda esses objetos.

Dicas para desapegar

Dica 1 - Não sabe por onde começar? Comece por uma área fácil ou a que está mais incomodando você

Dica 2 - Defina um tempo para começar e terminar, caso contrário, você ficará muito cansado e pode atrasar outras atividades que tem para fazer.

Dica 3 - Desafie-se! Estabeleça uma quantidade expressiva de itens que você vai descartar

Dica 4 - Mantenha o que é essencial. Pergunte-se: devo realmente ficar com isso? Como isso pode ser útil no futuro?

Dica 5 - Separe em cinco seções: o que é para jogar fora, doar, vender, consertar e o que fica.

MAIS: ao jogar fora, procure postos de reciclagem. Se vai doar, faça logo a entrega, caso contrário, vai ficar entulhando a casa. Esta mesma regra serve para o conserto e o que vai vender.

Home office em espeço pequeno
Home office em espeço pequeno

LÁ EM CASA | Espaços pequenos: 3 erros bobos

Um pouco de criatividade faz uma enorme diferença em qualquer ambiente. A falta de espaço pode ser um problema se você não tiver “jogo de cintura” na hora de deixar tudo organizado e bonito.

Erro 1: Muita mobília

Já ouviu a máxima “menos é mais”? Então, neste caso se aplica muito bem. Evite entulhar sua casa com itens que não são relevantes. O seu bolso agradece. Deixe tudo mais à vista. Escolha peças de mobiliário como sofás e cadeiras sem braços, por exemplo.

Espaço pequeno e inusitado pode virar um home office
Espaço pequeno e inusitado pode virar um home office

Erro 2: Ter um escritório em casa só se for num quarto só para ele

Não é bem assim. Qualquer espaço, por mais minúsculo que seja o ambiente, pode ser um Home Office. Uma mesa, cadeira e prateleiras com tomadas por perto bastam para montar um escritório.

Erro 3: Desperdiçando espaço vertical

Se não há armários na cozinha, prateleiras ajustáveis são excelentes auxiliadoras e permitem que você possa tanto mostrar sua coleção bem editada de pratos, copos e latas quanto deixar tudo à mão na hora de colocar a “mão na massa”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.