Artigo

O povo brasileiro é merecedor de completa proteção

José Carlos Sousa Silva, Membro da Academia Maranhense de Letras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

O povo brasileiro sempre mereceu, merece e merecerá de completa proteção dos dirigentes do poder estatal. Todos os dirigentes do Estado brasileiro, em especial, hoje, devem unir-se, urgentemente, e assim fazerem de tudo quanto for necessário, benéfico, para o seu povo.

O Brasil dispõe de um território imenso, belíssimo e muito rico e assim deve ser sempre bem ocupado e administrado através das forças da inteligência e da cultura fundamentadas nas ciências, nas tecnologias e na honestidade.

O povo é a fonte, o dono, sujeito, do poder político permanentemente. Ele é o único dono do Brasil e todos que estejam na sua administração são seus funcionários e que juntos devem trabalhar por ele e nunca contra ele.

A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos seus Estados-Membros, Municípios e Distrito Federal. Esta união deve funcionar sempre de forma completa, perfeita, cordial, eficientemente, em benefício do povo brasileiro.

O poder estatal sempre precisou, precisa e precisará ter a sua força completa no povo e pelo povo e fazendo-lhe sempre o melhor para que assim ele possa viver feliz e esperando, com certeza, um futuro garantidor do melhor na vida.

O Estado brasileiro deve, urgentemente, reduzir as suas despesas com excessos de cargos e órgãos públicos, que não são necessários, imprescindíveis no quadro administrativo eficiente diante do que realmente o povo necessita para viver completamente protegido.

O Estado brasileiro deve ser atuante, dinâmico, intransigente, defensor perfeito do povo e assim cumprindo completamente os seus deveres, atribuições específicas, que estão explicitados em normas constitucionais determinantes de ações e omissões em benefício de todos os habitantes em seu território completo.

Eis aí a necessidade sempre da união completa entre o presidente do Brasil, os governadores dos Estados-Membros, os prefeitos dos Municípios e o governador do Distrito Federal. Esta união é indispensável para o povo brasileiro em geral.

A República tem um significado específico muito importante. Indica que o Brasil é um Estado que deve ser administrado por uma alternância periódica do seu poder político nos termos da Constituição conforme decisão do seu povo através do voto livre, direto e secreto em cada eleição.

Esse modelo republicano impõe que o Estado brasileiro seja governado por pessoas eleitas por maioria dos eleitores votantes na eleição. Eis aí a importância dos votos dos eleitores e das eleitoras no ato de votação, pois somente assim é possível a prática democrática ficar na evidência e registrada em benefício do povo.

A República Federativa do Brasil tem a sua base territorial e política realmente nos seus Municípios, nos seus Estados-Membros e no Distrito Federal. Assim, com esse quadro real, perfeitamente unido, organizado, fundamentado no legal e justo, deve ser bem administrado, com obediência completa às regras de sua Constituição.

É muito importante que a prática democrática entre governantes e governados seja completa, eficiente, realmente legal e justa assim o povo possa viver sob a segurança jurídica e a paz completa.

A vontade do povo é soberana. O seu Estado, em seu nome, merece e deve ser governado e bem administrado e em cumprimento completo e sempre às regras constitucionais.


E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.