Pandemia

Municípios fecham acessos para conter avanço da Covid-19

Em Timon, a Ponte Metálica chegou a ser fechada no dia 21 de março, no acesso ao estado do Piauí; barreiras sanitárias estão espalhadas em municípios

Nelson Melo/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

[e-s001]São Luís - Estratégias para conter o avanço do novo coronavírus estão sendo feitas nas esferas federal, estadual e municipal. No Maranhão, a Medida Provisória nº 313, de 8 de maio, instaurou o lockdown ou bloqueio total na Região Metropolitana de São Luís, para restringir a circulação de veículos e de pessoas nas ruas. Porém, alguns municípios do interior do estado também estão agindo no sentido de desacelerar a curva de contágio da Covid-19. Uma dessas ações é o fechamento dos acessos às cidades, como está acontecendo em Capinzal do Norte e Nina Rodrigues. Barreiras sanitárias e de contenção também estão sendo utilizadas.

Em Capinzal do Norte, obstáculos foram colocados na entrada da cidade, para reduzir o tráfego de veículos nesse período de pandemia. A mesma situação ocorreu, até pouco tempo, no município de Timon, cuja Prefeitura determinou o fechamento da Ponte João Luís Ferreira, conhecida, popularmente, como “Ponte Metálica”, no dia 21 de março, por tempo indeterminado. A medida faz parte das ações para conter a disseminação do novo coronavírus.

A interdição aconteceu no sentido Teresina, no Piauí, para Timon, no Maranhão. A previsão era que perdurasse até a validação dos decretos do governo piauiense. Este determinou estado de calamidade pública, o que levou ao controle do fluxo de pessoas pela Vigilância Sanitária. Atualmente, barreiras de fiscalização estão sendo montadas no local, como forma de abordar os veículos.

Agentes de trânsito, guardas municipais e policiais militares estão atuando nessa fiscalização, que também está ocorrendo nas pontes da Amizade e Ponte Nova, no limite entre Piauí e Maranhão. Outra medida são as barreiras sanitárias, que são mecanismos legais utilizados por autoridades governamentais de um país ou região para impedir ou restringir a circulação de organismos vivos, parte deles ou seus derivados.

O objetivo é evitar ou prevenir riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças ou a introdução de espécies que possam ameaçar a saúde de seres humanos, animas e vegetais que vivam nestes locais. Ou, ainda, comprometer o equilíbrio ecológico da região.

Nina Rodrigues
Na cidade de Nina Rodrigues, também houve fechamento de toda a área territorial do município, para entrada e saída de pessoas, incluindo familiares dos moradores. A medida seria encerrada nesta sexta-feira, 15, segundo o decreto da Prefeitura. As exceções da medida eram profissionais em deslocamento para trabalho, compra de alimentos e máscaras que não possam ser encontrados no município e motivos familiares para assistência a pessoas do grupo de risco que estão em outras cidades.

Apesar das exceções ao fechamento, os deslocamentos só poderiam ocorrer com o uso de máscaras de proteção e uma autorização. O documento deverá ser entregue nas barreiras sanitárias instaladas na entrada da cidade.

Protesto em Imperatriz
O fechamento de acessos já foi motivo de revolta no interior maranhense. Uma das situações aconteceu na cidade de Imperatriz, no sudoeste do estado. Lá, um grupo foi impedido pela Polícia Militar de entrar no município porque era oriundo de São Paulo, o que gerou revolta. Nas proximidades do posto do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), militares formaram uma barreira, para conter a entrada de várias pessoas e veículos, devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com informações do grupo, todos vieram de São Paulo, epicentro da pandemia no Brasil. A maioria dos que tiveram o acesso ao Maranhão bloqueado pela PM são da Baixada Maranhense, de cidades como Santa Helena, Pinheiro e São Bento. Aquelas pessoas disseram que chegaram ao estado após três dias de viagem pelas estradas. No meio da multidão, havia crianças e mulheres carregando bebês.

Um motorista de um ônibus interestadual reclamou que o seu transporte estava com 48 passageiros, mas não pôde adentrar no estado por causa da barreira policial. O grupo denunciou que os militares ameaçaram lançar spray de pimenta e, como uma forma de intimidação, apontaram as armas de fogo.

[e-s001]Tuntum e Rosário
Além do fechamento dos acessos, outra medida tomada pelas prefeituras são as barreiras sanitárias, que ocorrem dentro do contexto de isolamento social, com a participação de profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros. Por meio dessa estratégia de contenção, os condutores são orientados sobre as formas de prevenção e contaminação pela Covid-19. Em algumas situações, motoristas tentaram furar essas barreiras, como aconteceu em Imperatriz.

Em Tuntum, município localizado nas proximidades de Presidente Dutra, o procedimento está sendo realizado na entrada do povoado Arara, na zona rural. Uma ambulância fica posicionada em um ponto estratégico, para que a equipe de profissionais treinados possa parar os condutores. Utilizando avental descartável, luvas não cirúrgicas e máscaras de proteção, eles abordam os motoristas e os informam sobre como se prevenir corretamente contra o novo coronavírus.

Dentre as medidas repassadas aos condutores, foram citadas as seguintes: lavar com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então com álcool em gel 70%; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos; evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas e manter uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando. Além de evitar abraços, apertos de mão e beijos, adotando um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso.

Abordagens
Os profissionais também fazem outros procedimentos com os abordados nas barreiras sanitárias, como medição da temperatura corporal e pressão arterial. Em caso de detecção de febre, quando a temperatura do organismo é elevada para além de 37,8º, o condutor é orientado para se deslocar até a unidade de saúde mais próxima, tendo em vista que este é um dos sintomas da Covid-19. De acordo com a Secretaria de Saúde de Tuntum, as barreiras serão montadas por tempo indeterminado, como medida de controle da entrada de pessoas na cidade.

Em Rosário, também estão sendo realizadas barreiras sanitárias, com o apoio da Vigilância Sanitária, na entrada da cidade. As equipes fazem a aferição da temperatura corporal de todas as pessoas que chegam ao município. Os condutores são orientados sobre os cuidados de higiene e a importância de respeitar o isolamento social, que ocorre quando um grupo ou um indivíduo, seja de forma involuntária ou voluntária, afasta-se, evita o contato ou a interação, ou é privado pelos demais de ter contato ou de manter relações.

Está sendo informado aos motoristas que uma das formas de combater a disseminação da Covid-19 é a permanência da pessoa nas residências, apenas saindo para o trabalho ou para a realização de tarefas vinculadas à sobrevivência, como alimentação e consultas médicas.

Na cidade de São Benedito do Rio Preto, recentemente, foi colocada uma barreira sanitária com o mesmo propósito: informar a população sobre o novo coronavírus. Lá, participaram, além de médicos e enfermeiros, policiais militares e guardas municipais.

[e-s001]Foram parados não apenas carros e motocicletas, como, também, ônibus e caminhões. Os profissionais de saúde levantaram uma tenda, onde as pessoas receberam as orientações, como higienizar com frequência o celular e os brinquedos das crianças, manter os ambientes limpos e bem ventilados e evitar circulação desnecessária nas ruas, igrejas, parques e outros espaços públicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.