Desaparecimento

Desaparecimento de italiano em Carolina ainda é um mistério

Caso está sendo investigado pela polícia e a suspeita é de que Andrea Carniel teria sido assassinado; amigos incentivam investigações no MA

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
O italiano Andrea Carniel, desaparecido no dia 5 de março deste ano, em Carolina (MA), onde morava
O italiano Andrea Carniel, desaparecido no dia 5 de março deste ano, em Carolina (MA), onde morava (italiano)

São Luís - Ainda é um mistério o caso do italiano Andrea Carniel, desaparecido no dia 5 de março deste ano, no município de Carolina (MA), onde morava. A Polícia Civil investiga a suposta prática de crime de homicídio qualificado. Segundo informações da família do desaparecido e conforme divulgado na imprensa, L.S.T, teria comprado uma residência das mãos de Andrea Carniel, mas não teria terminado de efetuar o pagamento. A situação foi agravada pela incorporação de testemunhas ao caso e devido à identificação de uma arma, que pertenceria a L.S.T.

Em 27 de abril, numa operação da Polícia Civil de Carolina, comandada pelo delegado Henrique Tanaka Gonçalves, em parceria com a Polícia Militar, foram cumpridos mandados de prisão temporária em desfavor de J. R. F. e J. C. S. S, os quais são investigados pela prática do crime de homicídio qualificado.

Além disso, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em que foram apreendidos um revólver calibre 32, oito munições calibre 32, uma espingarda calibre 22 e 45 munições calibre 22. A investigação segue com o intuito de encontrar o corpo.

Conforme informações de um grupo de amigos de Andrea Carniel, em email enviado a O Estado, o desaparecido era conhecido pelo epíteto de “o italiano” e morou por muitos anos em Carolina, antes de começar a viajar pelo Brasil, há dois anos.
Investigação

O caso, de acordo com o email, estava seguindo apenas como “um desaparecimento de um estrangeiro”, mas logo se transformaria em uma investigação de suposto assassinato, "algo de que a família da vítima tem certeza".

Ainda segundo a correspondência eletrônica, o investigado seria um veterinário de Carolina, para quem Andrea havia vendido uma casa, há 18 meses. O investigado, sendo assim, ainda teria uma dívida em dinheiro com Andrea Carniel, que havia retornado à cidade de Carolina para recuperar o débito.

Graças às investigações da Policia Civil de Carolina, surgiram novas testemunhas importantes, que levaram o juiz à decisão de prolongar a detenção do suspeito por mais 30 dias, também respaldado pelo relatório que identificou uma pistola com L.S.T. em circunstâncias duvidosas, três semanas antes do desaparecimento de Andrea. A notícia foi divulgada no site do Jusbrasil, em 16 de abril.

“A família Carniel, da Itália, e todos que o conheciam, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da Itália, a Embaixada da Itália no Brasil, o Consulado Italiano de Recife e a advogada ítalo-brasileira Gianluca Maria Bella e sua equipe, especialista em Direito Internacional, continuam depositando total confiança no trabalho da polícia e dos investigadores de Carolina, para que a verdade possa vir à tona o mais rápido possível”, diz o email.

De acordo com o grupo de amigos, Andrea Carniel, “cuja única culpa parece ter sido confiar na pessoa errada”, decidiu fazer do Brasil sua casa, onde morava nos últimos 12 anos. “Seu único desejo era continuar viajando pelo Brasil para conhecer melhor o país e seu povo, que ele tanto amava”, afirmam em email.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.