Solidariedade

Programa Mesa Brasil Sesc doa alimentos e kits de higiene no MA

No mês de abril, o programa arrecadou e distribuiu no estado mais de 44 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 13 mil famílias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Distribuição das doações do Mesa Brasil acontece durante a pandemia
Distribuição das doações do Mesa Brasil acontece durante a pandemia (mesa brasil)

São Luís - O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma das instituições que estão dando importante contribuição para amenizar o impacto da pandemia da Covid-19 no Maranhão. Por meio do Programa Mesa Brasil Sesc, vem realizando ações de solidariedade no estado, na arrecadação e distribuição de alimentos e produtos de higiene a quem mais precisa.

No mês de abril, o Mesa Brasil Sesc arrecadou e distribuiu no Maranhão mais de 44 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 13 mil famílias. Várias empresas parceiras do Sesc Maranhão fazem parte dessa corrente do bem e estão contribuindo no combate à fome no estado, dentre elas a Coca-Cola, Nestlé e Supermercado Mateus que no mês passado doaram 18 toneladas de refrigerante e sucos, 197,4 kg de café, 230 kg de produtos de panificação, 120 kg de fibras (usadas em vitaminas e massas) e 400 kg de produtos da cesta básica.

Além das ações de solidariedade, o Departamento Nacional do Sesc também oferece à sociedade um hotsite com uma programação diversificada e gratuita que incluem dicas, orientações e disponibilização de atividades educativas, físicas, culturais e recreativas para que toda a família possa realizar sem sair de casa. O endereço para acessar os conteúdos é www.sesc.com.br/comvc.

Famílias beneficiadas no país

Desde o início das medidas de isolamento social em março, o Mesa Brasil Sesc - rede nacional de banco de alimentos - distribuiu em todo país mais de 5,4 mil toneladas de alimentos. Esses donativos beneficiaram cerca de 1,4 milhão de famílias por mês, em 500 municípios do país.

O Mesa Brasil usou sua rede de solidariedade e os 91 pontos de coletas e distribuição de donativos, espalhados em todos os estados brasileiros, para beneficiar mais de 6 mil entidades assistenciais cadastradas, que atendem diretamente à população que passou a precisar de doações por causa dos efeitos econômicos da pandemia.

Atualmente, há mais de 50 milhões de pessoas que vivem com menos de R$ 400 por mês. E a situação se agravou por conta das restrições decorrentes da pandemia do novo coronavírus, que impacta a atividade econômica, ampliando o desemprego e colocando milhares de famílias em situação de vulnerabilidade pela falta de alimentos.

Estimativas recentes do Banco Mundial indicam que, mesmo antes da Covid-19, até 5 milhões de brasileiros poderiam entrar na faixa de extrema pobreza, situação em que já se encontram cerca de 15,2 milhões de pessoas, segundo a Síntese dos Indicadores do IBGE/2018.

Para enfrentar esse cenário grave para as populações mais carentes, o Mesa Brasil está ampliando suas parcerias para arrecadar mais alimentos e, também, materiais de limpeza e higiene pessoal, fundamentais na prevenção ao coronavírus. Desde março, foram distribuídos 271 quilos de álcool em gel e sabonetes, entre outros itens.

Nesse período, rede de solidariedade do Mesa Brasil cresceu porque mais empresas passaram a procurar o programa para fazer doações e ajudar no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Essas 5,4 mil toneladas de alimentos atenderam não apenas as entidades assistenciais cadastradas no programa de segurança alimentar e nutricional, mas também à parcela da população que passou a precisar de doações por causa dos efeitos econômicos da pandemia, como companhias circenses, refugiados, integrantes de aldeias indígenas e moradores de comunidades.

Mais

Sobre o Mesa Brasil

O trabalho do Mesa Brasil Sesc (www.sesc.com.br/mesabrasil) se desenvolve dentro de uma logística de doação e distribuição, buscando alimentos onde sobram e entregando onde faltam.

A partir da parceria com 3.376 empresas doadoras, o programa de segurança alimentar e nutricional promove a distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo, a mais de seis mil entidades assistenciais cadastradas. Em 2019, foram arrecadadas mais de 39 mil toneladas de donativos.

O programa também foca na dimensão educacional nas áreas de Nutrição e Serviço Social com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer as instituições assistidas. Em 2019, promoveu cerca de 6.400 ações educativas de Norte a Sul do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.