Pandemia

Número de infectados no interior se aproxima do registrado na Ilha

Na quarta-feira, 13, foram registrados 689 novos casos da doença no Maranhão; deste total, 551 ocorreram no interior do estado, 138 casos foram registrados na Ilha de São Luís; Arame e Nina Rodrigues decretaram lockdown

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Nas redes sociais, prefeita informou sobre o decreto que determina o lockdown em Arame
Nas redes sociais, prefeita informou sobre o decreto que determina o lockdown em Arame (Mapa maranhão)

São Luís - Os casos confirmados do novo coronavírus aumentam a cada dia no Maranhão, apesar das medidas de distanciamento social, como o lockdown, considerada a mais rígida das restrições, que funcionou em Wuhan, cidade chinesa onde a pandemia começou. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o número de infectados no interior maranhense está aproximando da quantidade de contaminados na região metropolitana de São Luís. Fora da Grande Ilha, já são 4.094 pessoas que tiveram o teste positivo para Covid-19.

Em todo o Maranhão, como mostra o boletim epidemiológico divulgado na noite de quarta-feira, 13, são 9.801 casos positivos da doença no Maranhão, com 5.723 em isolamento domiciliar. O relatório mostra 470 óbitos decorrentes da Covid-19 no estado. Na Grande Ilha, o total de contaminados é 5.707, contra 4.094 do interior. O município de Imperatriz está liderando fora da região metropolitana, com 523 confirmações do novo coronavírus, número maior do que o de São José de Ribamar, que tem 426.

A SES registrou 689 novos casos da Covid-19 no estado, sendo 551 no interior. Os outros 138 ocorreram na ilha. A distribuição ficou da seguinte forma: 123 em São Luís, 12 em São José de Ribamar e 3 em Paço do Lumiar. Raposa não apresentou novos contaminados. O boletim computou mais 26 mortes no Maranhão, em oito cidades. Somente na capital maranhense, foram 15 óbitos.

Ocupação de leitos
Enquanto os casos crescem no Maranhão, o sistema de saúde fica cada vez mais comprometido, em situação de colapso, pois muitas pessoas aparecem nos hospitais com sintomas leves, moderados ou graves da Covid-19. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital está em 87,56%. São 201 leitos no total, mas 176 estão preenchidos por pacientes, como mostra o boletim da SES.

Com relação aos leitos clínicos, são 531 disponíveis, mas 454 estão preenchidos por pacientes. A taxa de ocupação está em 85,50%. No interior maranhense, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 83,16%.

Lockdown no interior
O aumento do novo coronavírus no interior já preocupa as autoridades. Nas cidades de Arame e Nina Rodrigues, foi decretado o lockdown, como está acontecendo na região metropolitana. Em Arame, atividades essenciais, como alimentação, remédios e combustível, estão funcionando no município. A Prefeitura determinou o fechamento total dos comércios, com algumas exceções, como supermercados, farmácias, postos de gasolina, frutarias, clínicas veterinárias e oficinas mecânicas.

A Prefeitura de Arame estabeleceu um limite de horário para cada um dos estabelecimentos. Por exemplo, as clínicas veterinárias e oficinas só podem funcionar até as 13h. Outra medida foi o toque de recolher até as 20h, com previsão de multa e prisão para quem desobedecer.

SAIBA MAIS

Sobre o coronavírus

Os coronavírus são uma grande família viral, que é conhecida desde meados dos anos 1960, por causarem infecções respiratórias em seres humanos. Geralmente, os efeitos no corpo causam doenças respiratórias leves ou moderadas, semelhantes a um resfriado comum, o que pode confundir. O novo agente da enfermidade foi descoberto no dia 31 de dezembro, após casos registrados na China, no continente asiático. Em termos médicos, provoca a doença chamada de Covid-19.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. O vírus pode deixar as pessoas doentes, geralmente no trato respiratório superior. Os sintomas incluem coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e talvez febre, que pode durar alguns dias.

Para aqueles com um sistema imunológico enfraquecido, idosos e muito jovens, há uma chance de o vírus causar uma doença do trato respiratório mais baixa e muito mais grave, como uma pneumonia ou bronquite. Não há tratamento específico, mas a pesquisa está em andamento. Na maioria das vezes, os sintomas desaparecem por conta própria, e os especialistas aconselham a procurar atendimento precocemente. Se os sintomas forem piores que um resfriado comum, o ideal é procurar ajuda médica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.