Pandemia

Taxa de letalidade por coronavírus começa a ter queda no Maranhão

Conforme Boletim Epidemiológico divulgado pela SES, os registros de morte tiveram queda significativa nos últimos 30 dias; a Grande Ilha também registra queda no aparecimento de novos casos de Covid-19

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
4,87 era a taxa de letalidade do coronavírus no Maranhão até ontem
4,87 era a taxa de letalidade do coronavírus no Maranhão até ontem (coronavírus)

A taxa de letalidade por Covid-19 está caindo no Maranhão. Há um mês, o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrava taxa de 11,30. Já segundo o documento divulgado nesta terça-feira, a taxa estava em 4,87.  Desde o primeiro óbito no estado, em 29 de março, foram registradas 444 mortes em decorrência do coronavírus. O boletim mais recente contabilizou 586 novos casos da doença em 24 horas, sendo 420 no interior.

De acordo com o Boletim, a Grande Ilha também apresenta queda no aparecimento de novos casos, distribuídos por São Luís (137), São José de Ribamar (22), Paço do Lumiar (6) e Raposa (1). O número de casos positivos é 9.112 e 1.877 pessoas conseguiram se recuperar. Um total de 5.713 pessoas seguem em isolamento domiciliar.

O Governo do Estado continua colocando em prática estratégias para conter o avanço da doença e o “lockdown” (bloqueio total), cujo prazo terminaria hoje, prosseguirá até domingo (17), conforme decisão tomada pelo juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, durante audiência de conciliação com a presença de representantes das prefeituras, Governo do Estado e Ministério Público.

A estratégia do rodízio de veículos também continua, num esforço para que menos pessoas saiam de suas casas. Enquanto isso, 1.078 pessoas seguem internadas, sendo 321 em Unidades de Tratamento Intensivo (U.T.I) e 757 em leitos de enfermaria. Por outro lado, 5.713 pessoas estão sendo monitoradas pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.

Atualmente, 1.877 pessoas receberam alta da quarentena. Dos 718 profissionais de saúde infectados, 646 já estão recuperados. Até o momento, o Maranhão contabiliza 18.019 testes para diagnóstico de Covid-19, sendo 4.680 suspeitos e 8.956 descartados.

A cidade maranhense com o maior número de casos é São Luís, com 4.917 paciente confirmados, até o fechamento desta edição. Os municípios de São Pedro da Água Branca, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Satubinha, Senador Alexandre Costa, Serrano do Maranhão, Altamira do Maranhão, Arame, Bacuri, Cajapió, Duque Bacelar, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Newton Bello, Mirador, Palmerândia, Paraibano, Paulo Ramos, Riachão e Santana registram apenas um caso.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, a taxa de ocupação em leitos de U.T.I na capital é 87,56%. Já a taxa registrada em leitos clínicos é 85,50%. No interior do estado, as taxas são, respectivamente, 77,89% e 51,21%.

SAIBA MAIS

Letalidade x Mortalidade

A taxa de letalidade é um parâmetro usado para medir a gravidade. Ela é representada pelo percentual de pacientes com a doença que evoluem para óbito em decorrência dela. Em outras palavras, a letalidade mede a chance de uma pessoa morrer em consequência de uma intercorrência, neste caso pelo novo coronavírus. Essa taxa é bem diferente da taxa de mortalidade. Enquanto a letalidade mede a chance da pessoa com a doença vir a morrer em consequência dela, a mortalidade mede a chance de uma pessoa sem a doença vir a tê-la e, em seguida, morrer.

Números

444 pessoas morreram em decorrência do coronavírus no Maranhão (até o fechamento desta edição)
4,87 era a taxa de letalidade do coronavírus no Maranhão até ontem
11,30 era a taxa de letalidade do coronavírus no Maranhão há um mês

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.