COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
A MÉDICA piauiense radicada na Espanha Marina Bucar Barjud, que está fazendo sucesso atuando na linha de frente do combate ao Covid-19, tem familiares em São Luís, entre os quais o Pe. João Dias Rezende Filho
A MÉDICA piauiense radicada na Espanha Marina Bucar Barjud, que está fazendo sucesso atuando na linha de frente do combate ao Covid-19, tem familiares em São Luís, entre os quais o Pe. João Dias Rezende Filho

Prima do Padre
O padre João Dias Rezende Filho está vibrando com o baixo índice de mortalidade, por Covid-19, no vizinho estado do Piauí.
E não é sem razão: o protocolo seguido pelos médicos e enfermeiros daquele estado é de uma médica piauiense radicada
há alguns anos na Espanha e prima legítima do sacerdote maranhense Trata-se de Marina Bucar Barjud, que atua na linha de
frente no combate à doença, no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid.
Coordenadora científica da Universidade de Saragoza, a médica Marina Bucar Barjud coordenou os protocolos científicos, que tratou mais de 600 pacientes com o coronavírus em Madrid, onde a mortalidade por COVID-19, a partir dos mesmos procedimentos, caiu de 20% para 1,8%, nos últimos dias.

Floriano na frente
Médicos do Hospital Regional Tibério Nunes, localizado em Floriano, no interior do Piauí, passaram a administrar a hidroxicloroquina para pacientes internados com Covid-19 e verificaram uma “melhora significativa” no quadro de saúde dos infectados.
O médico piauiense Sabas Vieira informou, por meio de um vídeo que está circulando nas redes sociais, que um grupo de profissionais do estado que atua no combate ao coronavírus já recuperou cinco pacientes da instituição com uso de hidroxicloroquina e azitromicina.
O tratamento contou com a orientação da médica Marina Bucar Barjud, linha de frente no combate à doença no Hospital HM Puerta del Sur, em Madrid, na Espanha.

Duas fases
Segundo o Dr. Vieira, o tratamento pode ser aplicado em pacientes em duas fases. Na primeira, chamada de “reaplicação viral”, quando o paciente tem febre, dor de garganta, falta de olfato ou paladar, o tratamento deve ser feito a partir do segundo dia de
sintomas com hidroxicloroquina e azitromicina.
Na segunda, chamada de “inflamatória”, a partir do sétimo dia de sintomas, deve ser feito com corticoterapia para evitar a
terapia intensiva.

Vacinação suspensa
A terceira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra gripe está temporariamente suspensa em São Luís, em decorrência do lockdown implantado na Grande Ilha desde a semana passada.
Após o período de bloqueio total, novo cronograma será planejado para imunizar a população contra a gripe.
A vacinação é uma das medidas preventivas que pode diminuir a quantidade de doentes com sintomas parecidos com os da Covid-19 nos hospitais, evitando o colapso.

Morreu Salomão Soares
Os últimos dois dias foi de desolação e dor em minha cidade natal, Presidente Dutra, por causa do falecimento de um dos mais emblemáticos comerciantes da cidade, Salomão Soares. Aposentado, ele tinha 93 anos e foi sepultado ontem na mesma cidade onde
nasceu. Salomão, que era pai de Renato e do ex-deputado Remy Soares (de saudosa memória), deixou a esposa Zilda e as filhas
Rosimar, Nilde, Alice e Rosana Soares.

TRIVIAL VARIADO

De Norte a Sul tem sido devastador os efeitos do confinamento. Em São Paulo, por exemplo, foram desmarcados mais de 20 mil casamentos em cartórios. E as casas de eventos amargam prejuízos incalculáveis.

Em tempo: também em São Paulo, motéis são alvos de batidas diárias. Lá como aqui, muita gente anda programando festinha de embalos entre paredes espelhadas, jacuzzis e afins. Comenta-se à boca curta que foi de arromba uma dessas festas realizadas aqui
na semana passada.

Hoje é dia de festejar dois grandes amigos: José Maurício Macedo, que foi secretário de Indústria e Comércio do Governo Roseana Sarney, e do médico João Batista Garcia, um dos maiores especialistas em dor do Brasil.

Cresce na Delegacia Virtual o registro de denúncias de clonagem de contas nas redes sociais. Instagram e WhatsApp são os preferidos da hora.

Por conta da pandemia, a visita do Papa Francisco a Lisboa e Fátima foi adiada para 2023. Daqui, caravanas já cuidaram de cancelar os voos. Agora, só daqui a três anos.

Tome nota: o WhatsApp concentra 74% das notícias falsas sobre o vírus Covid-19. Pesquisa da Fiocruz diz que 73,7% das informações e notícias falsas sobre o vírus circularam pelo aplicativo.

O premiado documentário “Aeroporto Central”, de Karim Aïnouz, estreia hoje nas plataformas de streaming. Disponível no Now, Vivo Play, Oi Play, Itunes, Google+, Filme Filme e Looke.

Amigos do PH que moram em Lisboa contam que nesta pandemia nunca os portugueses fizeram tantos pães caseiros. Resultado: sumiu das prateleiras da capital portuguesa, o fermento em pó para pães.

Em São Luís é cada vez mais difícil encontrar álcool em gel e luvas descartáveis. Medicamentos como hidroxicloroquina e azitromicina,
só nas farmácias de manipulação. Vitaminas C e D, nem pensar.

Em apoio à recomendação de isolamento social total decretado pelo lockdown em São Luís, a população precisa de fato ficar em casa para conter a disseminação da COVID-19.

Para aliviar essa fase de isolamento total, a TVN está liberando gratuitamente diversos canais de sua grade de programação para todos os clientes de TV por Assinatura.

Ou seja: eles podem contar com arte, música, cinema e notícias de fontes seguras e de qualidade, o que faz toda a diferença, não apenas por ajudar a passar o tempo, mas também por manter a mente relaxada e mais saudável.

Em tempo: entre os canais liberados até 31.05 estão ESPN, Band Sports, Fox, FX, Disney Junior, Fox News, Fox Life, Terra Viva. National Geographic, &A, History. Sony, WB, Cinemax, E, Lifetime, TNT, CNN, Cartoon Network, Nick, Nick Jr e muitos mais.

Os assessores de investimentos Gustavo Matos e Eric Falcão, ministram hoje, às 19h, o curso Opções em Ações, oferecido pela Alphaways Investments a toda a comunidade de investidores do Brasil.

DE RELANCE

Sobre logística
Os problemas de logística no Brasil ficaram explícitos durante a pandemia, segundo comentou o consultor Ricardo Carreira durante live proposta pela Faculdade de Negócios Faene. As alternativas de transporte, por exemplo, são mal empregadas, estando mais concentradas na parte rodoviária, quando outras seriam fundamentais, como a aquaviária. O mesmo se diz do transporte ferroviário, que tem um potencial muito maior do que se imagina, segundo o especialista.

Sobre logística 2
Na live, foi mencionado que, diante do cenário de incertezas e restrições, as organizações precisam, mais do que nunca, buscar alternativas para estarem mais próximas de seus clientes. Empresas que atuavam no delivery ou não estavam presentes no comércio eletrônico, por exemplo, agora vêm a necessidade de aderir. Do contrário, as empresas não conseguirão ser competitivos
no mercado e, mais cedo ou mais tarde, desaparecerão.

Uma experiência
Uma organização não governamental a favor da maternidade começou uma campanha essa semana em que convida as pessoas que têm filhos a marcarem essa experiência de #serpai e #sermãe no perfil do LinkedIn, atualmente a maior rede social profissional do mundo. A ONG “Somos Mães” trabalha para a democratização da informação falando com mais de 280 pessoas nas redes online. Para aderir à campanha, basta inserir uma nova experiência no perfil, marcar como cargo mãe ou pai e explicar como essa “função”,
em tempo integral, agregou em sua vida.

Emissão de certidão
O eleitor que não conseguiu emitir o título, realizar alterações ou regularizar pendências no título até a data de 6 de maio deste ano pode solicitar uma certidão circunstanciada à sua zona eleitoral por email, caso precise apresentar o documento de quitação eleitoral em algum órgão, seja para assumir cargo público, matrícula em universidade, obter empréstimos ou tirar passaporte, por exemplo.

Emissão de certidão 2
A certidão circunstanciada emitida pela Justiça Eleitoral é utilizada em substituição à certidão de quitação eleitoral durante período em que o cadastro se mantém fechado, segundo o calendário até novembro de 2020. Na prática, ela serve para comprovar, ao órgão que estiver exigindo a quitação, a impossibilidade do eleitor se regularizar ou emitir o documento.

Do nosso jeito
O pianista solista e acompanhador Daniel Lemos apresentará nesta quinta-feira, às 20h, uma live inédita nas redes sociais do “Projeto Do Nosso Jeito” (@cultura.ufma, cultura.ufma e @ufma.oficial). Musicista, pesquisador e professor de música na Uema e Ufma,
Daniel Lemos reunirá uma seleção de clássicos da música do Maranhão dos séculos XIX e XX. “Do Nosso Jeito” é um projeto da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Novos ares em Paris
Amigos do PH que moram em Paris contam que um ar de liberdade invadiu a Cidade-Luz na última segundafeira – uma sensação muito boa, mesmo que vigiada, cheia de esperança, no primeiro dia depois de 53 de confinamento. Na Champs Elysées, as pessoas
respeitavam o distanciamento, e a grande maioria usava máscaras, mas todos com aquela vontade de sentir o vento do dia frio. A apreensão que estão vivendo era clara no rosto das pessoas, mas vida que segue, torcendo para que tudo isso acabe em breve. Parte do comércio abriu, mas bares, restaurantes, parques, academias, museus e galerias continuam fechados.

Palavras gratificantes
Uma manifestação muito carinhosa foi a que recebi ontem do Pe. João Rezende Filho, a propósito do PH Revista reinventado durante a pandemia do Covid-19. Diz ele: “O Caderno PH tem sido um Caderno Literário com tua inteligência e lirismo potencializados. Aguardo-o sempre com a ansiedade de quem espera o pão quentinho e cheiroso sair do forno, pão de palavras inspiradas que
nos fazem viajar sem sair da poltrona, como tu mesmo descreveste num de teus contos dominicais! ” .

Para escrever na pedra:
“Um povo sem conhecimento, silencia seu passado”. Do grande poeta e compositor da Jamaica, Bob Marley.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.