Geral | Saúde Mental

ONU alerta para crise global de saúde mental devido à pandemia da covid-19

Relatório ressaltou várias regiões e setores das sociedades como vulneráveis ao sofrimento mental
Com informações da UOL Notícias 14/05/2020 às 13h01
ONU alerta para crise global de saúde mental devido à pandemia da covid-19Divulgação

LONDRES - Especialistas de saúde da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que uma crise de saúde mental se aproxima agora que milhões de pessoas de todo o mundo estão cercadas pela morte e pela doença e forçadas ao isolamento, à pobreza e à apreensão resultantes da pandemia do novo Coronavírus.

Devora Kestel, diretora do departamento de saúde mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao apresentar um relatório e uma diretriz da ONU a respeito da covid-19 e da saúde mental, disse que um aumento no número e na gravidade de doenças mentais é provável, e que os governos deveriam colocar a questão "na linha de frente" de suas reações.

"O isolamento, o medo, a incerteza, o caos econômico — todos eles causam ou podem causar sofrimento psicológico. A saúde mental e o bem-estar de sociedades inteiras foram seriamente impactados por esta crise e são uma prioridade a ser abordada urgentemente", frisou Kestel.

Segundo o relatório, várias regiões e setores das sociedades como vulneráveis ao sofrimento mental, entre eles crianças e jovens isolados de amigos e da escola e profissionais de saúde que estão vendo milhares de pacientes infectados e mortos pelo novo Coronavírus.

Em 2019, no Brasil, a depressão atingia 5,8% da população – taxa que está acima da média global (4,4%), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte