Pandemia

Fluxo de veículos em rodízio foi menor do que em outros dias de lockdown

No terceiro dia do sistema de rodízio na Região Metropolitana de São Luís o tráfego de carros e motocicletas foi mais ameno; barreiras mantêm o controle da movimentação nas vias da Ilha

Kethlen Mata /O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Polícia Militar e agentes de trânsito atuam em barreiras para garantir o lockdown e o trânsito de veículos em sistema de rodízio de placas
Polícia Militar e agentes de trânsito atuam em barreiras para garantir o lockdown e o trânsito de veículos em sistema de rodízio de placas (rodízio)

São Luís - No terceiro dia de rodízio de veículos na Região Metropolitana da Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), apenas veículos com placas terminadas com dígitos ímpares circularam, com exceção para condutores em serviços essenciais. A circulação em São Luís durante a manhã desta quarta-feira, 13, foi tranquila e sem muitos congestionamentos, em comparação com dias anteriores.

Na barreira montada na Avenida Castelo Branco, bairro São Francisco, o trânsito de carros e motocicletas amanheceu sem grande movimentação, e foi aumentando gradativamente durante o dia. Na Avenida Jerônimo de Albuquerque, região do Cohafuma, a fila de veículos foi maior nas primeiras horas da manhã, mas seguiu o fluxo que já apresentava em outros dias de rodízio. Em outras áreas da cidade como, Cohab, e Avenida Carlos Cunha no Jaracati, a movimentação também foi tranquila durante o dia.

O atendente de telemarketing, Marcos de Sousa, precisa passar pelas barreiras de fiscalização todos os dias para chegar ao seu trabalho. A O Estado, ele falou que em bairros periféricos a circulação de pessoas ainda é grande, porém, nas principais avenidas foi possível notar uma diferença maior durante o lockdown. “Quando eu vou para o trabalho pela Cidade Operária, percebo uma movimentação muito grande na avenida principal”, disse. Marcos de Sousa relatou ainda, que já viu lojas que não são de serviços essenciais abertas. “Ficam apenas com a porta entreaberta, mas entrando cliente o tempo todo”, completou.

Descumprimento
As pessoas que saírem de casa sem documentação que comprove o porquê de sua circulação pela cidade, estarão sujeitas a penalidades. “Em caso de uma pessoa abordada não apresentar declaração que garanta seu trânsito urbano durante o lockdown, ela será notificada e autuada pelos agentes sanitários”, afirmou a Polícia Militar do Maranhão, em nota. A PMMA disse ainda, que o indivíduo notificado responderá por processo administrativo e terá prazo de 15 dias para apresentar defesa na sede da Vigilância Sanitária do Estado.

Leandro Mourão é frentista em um posto de combustíveis na área Itaqui-Bacanga, próximo a uma barreira de fiscalização. Ele conta, que antes do lockdown o fluxo de veículos era o mesmo, mas com os motoristas tomando cuidados, como a utilização do álcool em gel e máscaras. “Com o rodízio de placas o movimento baixou, mas no posto ainda vão muitas pessoas com o dígito da placa trocado”, ressaltou ele.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) que também está atuando na fiscalização nas barreiras, está aplicando multa de R$ 130,00 para pessoas que insistem em desobedecer ao sistema de rodízio na Grande Ilha.

SAIBA MAIS

O que é lockdown

No Brasil, o termo é previsto na diretriz até o momento vigente do Ministério da Saúde (MS). O Boletim Epidemiológico nº 8, publicado em 9 de abril, define o lockdown como uma das medidas de distanciamento social. O bloqueio total (como o termo foi traduzido) consiste em cercar um determinado perímetro (estado, cidade ou região), interrompendo toda atividade por um breve período de tempo. De acordo com a pasta, esse modelo tem como vantagem ser “eficaz para redução da curva de casos e dar tempo para reorganização do sistema em situação de aceleração descontrolada de casos e óbitos”.

Fonte: Agência Brasil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.