Covid-19

Como higienizar o seu automóvel em tempos de pandemia?

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional traz orientações para você utilizar seu veículo, evitando o contágio, por meio de uma limpeza eficaz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Mantenha a limpeza periódica, com desinfetante de uso geral
Mantenha a limpeza periódica, com desinfetante de uso geral (higienização)

São Paulo - A limpeza é peça-chave para conter a proliferação do novo coronavírus. Manter o ambiente higienizado consiste em uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, limpar o carro corretamente é preponderante para que o transporte seja realizado com segurança neste momento de pandemia no País. Pensando nisso, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) traz orientações para a higienização perfeita do seu veículo.

De acordo com o consultor técnico da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), Thiago Lopes, a higienização de carros particulares ou de uso compartilhado, deve ser realizada regularmente para eliminar o vírus das superfícies e evitar a disseminação da doença.

Essa limpeza deve ser efetuada com detergente neutro e desinfetante de uso geral, vendidos no varejo, reconhecidos e registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ele chama a atenção para um ponto importante: antes da desinfecção do automóvel, é necessário realizar uma limpeza geral das superfícies do veículo, com sabão ou detergente neutro, para eliminar as sujeiras aparentes. Após essa etapa, deve-se fazer a desinfecção. “Muita gente está realizando apenas a desinfecção do carro, sem fazer esta limpeza prévia, o que diminui a eficácia do desinfetante”, aponta Lopes.

“Se o veículo é próprio e você está seguro de que a limpeza interna está em dia, esse, com certeza, é o melhor meio para utilizar nos deslocamentos”, diz o consultor técnico.

Cuidados com o carro

Confira as dicas da Abralimp para manter o seu carro higienizado e livre da pandemia:

  1. - Faça uma limpeza de todas as superfícies de seu carro, eliminando a sujeira aparente, com pano úmido e detergente neutro. Posteriormente, parta para a segunda etapa de higienização, que vai eliminar microrganismos, com desinfetante de uso geral, comercializado no varejo.
  2. - Deixe o álcool em gel em para as mãos e esqueça a água sanitária, que, além de mais agressiva para a pele, pode danificar superfícies metálicas e os tecidos do automóvel. Empresas especializadas utilizam produtos específicos, porém esses produtos não são encontrados no varejo comum. Então para as pessoas que vão higienizar o seu próprio carro a melhor indicação são detergentes neutros e desinfetantes de uso geral.
  3. - Mantenha a limpeza periódica, com desinfetante de uso geral, de superfícies muito tocadas, como maçanetas, volante, câmbio, controles para subir e baixar os vidros, controles de multimídia etc.
  4. - Se pensa em utilizar serviços de terceiros para a higienização do seu carro, procure empresas de confiança e certifique-se de que os cuidados necessários devido à pandemia estão sendo tomados no serviço.
  5. - Evite o serviço de manobrista.
  6. - Em postos de abastecimento, se tiver que fornecer as chaves do veículo ao frentista, higienize tanto as mãos quanto as chaves com álcool em gel depois de recolocá-las na ignição. Faça o mesmo após tocar em dinheiro ou no cartão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.