Fiscalização

Vigilância Sanitária notifica venda ilegal de medicamentos em Imperatriz

Órgão explica que houve aumento de denúncias com a pandemia do novo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Equipes da gestão municipal combatem a proliferação do novo coronavírus na cidade
Equipes da gestão municipal combatem a proliferação do novo coronavírus na cidade (vigilância sanitária Imperatriz )

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid – 19), em Imperatriz, a coordenação da Vigilância Sanitária tem intensificado a fiscalização sobre a venda de remédios ilegais na cidade. As denúncias se tornaram mais frequentes, de acordo com o órgão, nas últimas semanas.

São antibióticos e medicamentos, restritos apenas a hospitais, que foram encontrados em diversas drogarias de Imperatriz. Também estavam sendo comercializados produtos fracionados, em desacordo com as normas estipuladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.

“Anvisa vem lembrar que é proibida a venda de produtos hospitalares em drogarias, como também a venda de antibiótico por drogarias que não são permitidas para este fim, como também, proibido o fracionamento de tais medicações”, informa a chefe do Núcleo de Produtos da Vigilância Sanitária, Drielly Fregona.

A coordenadora da Vigilância Sanitária de Imperatriz, Valdenice Ribeiro, ressalta que as fiscalizações nas drogarias da cidade são frequentes, mas nos últimos dias as pessoas estão denunciando de forma mais assídua. “Estão fracionando os antibióticos, que devem ser vendidos em suas embalagens originais de produção. Então está acontecendo muitas denúncias, e estamos fiscalizando em função da prevenção da Covid – 19”.

Ações contra Covid-19
Diversas secretarias da Prefeitura de Imperatriz estão trabalhando em conjunto para fiscalizar atuação dos estabelecimentos da cidade que não cumprem as normas e a legislação vigente, bem como os decretos municipais. Na semana passada, a Vigilância Epidemiológica de Setor e Vetores em parceria com as polícias Civil e Militar, notificaram estabelecimentos não essenciais que estavam em funcionamento.

Já Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Seplu, em parceria com a Guarda Municipal fiscalizaram e notificaram locais que não estipularam distância mínima entre as pessoas. Equipes da gestão municipal trabalham, frequentemente, para atender a demanda de fiscalização e combater a proliferação do novo coronavírus na cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.