Diagnósticos

Ministério da Saúde distribuiu ao Maranhão 169 mil testes de Covid-19

Estado contabiliza pouco mais de 17 mil testes até o momento, isto é, cerca de 10% da capacidade de testagem do coronavírus entregue à rede de saúde

Daniel Matos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Governo Federal distribui 2,1 milhões de testes para Covid-19
Governo Federal distribui 2,1 milhões de testes para Covid-19 (teste covid)

O Ministério da Saúde já enviou ao Maranhão um total de 169.092 testes para Covid-19 desde o início da pandemia de novo coronavírus. O repasse representa o constante esforço para ampliar a testagem da doença na rede pública de saúde por meio da disponibilização de novos testes, seja por compra direta ou por meio de doações. Até essa terça-feira (12), 6,9 milhões de testes já foram distribuídos aos estados, sendo 2,1 milhões de RT-PCR (biologia molecular) e 4,7 milhões de testes rápidos (sorologia).

Para a rede de saúde maranhense, o Ministéri da Saúde enviou 117.440 testes rápidos (sorologia) e 51.652 testes RT-PCR (biologia molecular). De acordo com o boletim epideomógico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão contabiliza, até o momento, 17.035 testes realizados, ou seja, pouco mais de 10% capacidade de testagem que lhe foi entregue.

Estratégia

A medida faz parte da estratégia Diagnosticar para Cuidar, plano criado pelo Ministério da Saúdepara a realização de 46 milhões de testes de COVID-19 neste ano, o que vai representar cerca de 22% da população brasileira. Dividido em duas frentes, a ação Confirma COVID-19 utiliza o teste de biologia molecular, o RT-PCR, em até sete dias do início dos sintomas, ou seja, quando o vírus está agindo no organismo do paciente. Nessa frente, são testadas apenas as pessoas com sintomas da doença, sejam leves, moderados ou graves.

A segunda frente é o “Testa Brasil”, que pretende alavancar o uso dos testes rápidos (sorologia) no país para entender a progressão do vírus nacionalmente. Esse teste identifica a resposta do organismo à infecção pela COVID-19, ou seja, o anticorpo. Ele deve ser feito a partir do oitavo dia de início dos sintomas, tempo suficiente para que o organismo desenvolva defesa contra o vírus. Serão testadas as pessoas com sintomas da doença.

Já as pessoas sem sintomas da doença serão testadas por meio de inquéritos como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde. Assim, todos os entrevistados para o estudo serão testadas com o teste rápido.

Testagem ampliada

O Ministério da Saúde ampliou de 23,9 milhões para 46,2 milhões a previsão de aquisição de testes. Deste total, são 24,2 milhões de testes RT-PCR (biologia molecular) e 22 milhões de testes rápidos (sorologia). A iniciativa faz parte dos esforços do Ministério da Saúde na busca de novas compras no mercado nacional e internacional para ampliação da testagem do coronavírus no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.