Estado Maior

Conflitos de informações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

No fim da semana passada, em entrevista coletiva, o governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou a retomada gradativa de atividades na Ilha de São Luís. Falou de uma série de reuniões que três membros de seu primeiro escalão fariam para definir os critérios de reabertura do comércio. Um desses membros é o secretário estadual de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

Dino, em momento algum “desdisse” o que declarou na coletiva. Pelo contrário: reafirmou que no Maranhão “nada mudará até dia 20” ao comentar o decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de considerar atividade essencial academias, salões e barbearias.

Mesmo assim, Simplício Araújo – após participar de uma série de reuniões com empresários – declarou a O Estado que não há previsões para retomada das atividades comerciais na Ilha de São Luís.

Segundo ele, o trabalho que está sendo feito nada mais é do que a reunião de ‘sugestões’ do empresariado para estabelecer medidas para cumprimento das determinações sanitárias que garantam barrar a proliferação do novo coronavírus.

Não se sabe ao certo, se o secretário de Indústria decidiu falar diferente do chefe devido à repercussão sobre a decisão de Bolsonaro. Ou se, o governador Flávio Dino acabou se antecipando demais e já declarando sobre a tal reabertura gradual das atividades.

O fato é que, pelo calendário dado por Dino, daqui há uma semana, parte das atividades deverão voltar. Ainda não se sabe quais serão reabertas. Talvez os salões de beleza e barbearias estejam incluídos.

O secretário Simplício Araújo não se importou, em nada, com o fato de Dino manter a barbearia fora da lista de serviços essenciais.

Para participar das reuniões de ontem, o gestor foi sim ao salão para arrumar os cabelos antes das videoconferências.


Mais lockdown

E enquanto o governo planeja (ou não) a retomada das atividades, o juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, decidiu ontem aumentar mais o tempo do lockdown na Ilha de São Luís.

O isolamento obrigatório deverá ir até dia 17, domingo. Na primeira decisão, que baseou o decreto de Flávio Dino, o lockdown iria até amanhã, 14.

Douglas Martins, após reunião com Ministério Públicos, governos estadual e os municipais, decidiu que é necessário mais tempo de isolamento.


Confusão

Ainda sobre lockdown, uma decisão liminar do desembargador Guerreiro Júnior acabou levando à divulgação de fake news no fim da tarde ontem.

O magistrado concedeu liminar ao Ministério Público, em recurso do promotor Augusto Cutrim, contra decisão de Douglas Martins.

Em grupos de aplicativo de conversa, rapidamente, se divulgou que a decisão do desembargador suspendia o lockdown.


Suspeição

Na verdade, Guerreiro Júnior estava julgando recurso de Augusto Cutrim contra a decisão de Douglas Martins relacionado ao pedido de suspeição na Ação Civil Pública do pedido de dados sobre recursos direcionados ao combate da Covid-19.

Cutrim pediu a Martins que se julgasse impedido de decidir sobre a ação de transparência contra o governo estadual.

O promotor disse que, quando juiz auxiliar, Douglas Martins se julgou suspeito em ação contra Flávio Dino e Carlos Lula. Os argumentos de Augusto Cutrim foi considerado por Guerreiro Júnior, que colocou Douglas Martins sob suspeição.


Respondendo

O deputado federal e presidente estadual do PL, Josimar de Maranhãozinho, se manifestou sobre a ação da Procuradoria Eleitoral contra ele devido a máscaras com símbolos do partido.

Segundo o parlamentar, as máscaras foram presentes “de uma amiga” e que ele não mandou confeccionar as peças para distribuir, como acusa a Procuradoria Eleitoral.

A foto em que Maranhãzinho, segundo ele próprio, aparece com uma caixa de máscaras é montagem.


Pesar

A ex-governadora Roseana Sarney externou à coluna seu pesar pelo falecimento, ontem, do empresário Salomão Soares.

Ele era pai do ex-deputado Remy Soares e avô de Biné Soares, presidente da Câmara Municipal de Presidente Dutra.

- Salomão Soares era um homem muito respeitado em Presidente Dutra. Lamento muito a sua partida e externo minha solidariedade à família - disse a ex-governadora.

De olho

R$ 200 mil foi o valor de doação da Alcoa para o Hospital Universitário do Maranhão para compra de EPIs.


Doação

O senador Roberto Rocha (PSDB) informou que conseguiu junto à Alcoa a doação de 3.764 máscaras, 134 óculos de proteção e 700 protetores faciais para o Hospital Universitário.

O tucano disse ainda que será entregue, posteriormente os 20 termômetros que estão a caminho.

A doação no valor de R$ 200 mil foi viabilizada por meio dos recursos doados pelo Instituto Alcoa.


E mais

- Já foi identificado e preso o homem que ameaçou de morte, pelas redes sociais, o juiz Douglas Martins devido à decisão pelo lockdown em São Luís.

- Trata-se de um vigilante que é maranhense, mas reside no Paraná. Edson Douglas Oliveira de Freitas, disse que tudo foi uma brincadeira.

- Vereadores de São Luís aprovaram proposta de Chico Carvalho (PSL) que solicita disponibilização de medicamentos contra a Covid-19 na rede municipal de sáude.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.