Saúde

Benefícios do limão para o sistema imunológico

Além da vitamina C, o limão tem uma série de componentes benéficos à saúde, como a vitamina A - excelente na proteção da visão e da pele e vitaminas do complexo B - que auxiliam no funcionamento cerebral

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Limão tem diversos benefícios para a saúde
Limão tem diversos benefícios para a saúde (limão)

SÃO LUÍS- Nada melhor do que se refrescar com uma deliciosa limonada nos dias de calor, não é mesmo? Pois saiba que o limão, além de trazer sabor à rotina, é um grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na defesa do organismo contra diferentes doenças, causadas por vírus e bactérias. "O limão é um importante aliado no reforço do sistema imunológico, mas é importante destacar que não existe alimento ou nutriente milagroso que evite ou trate a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus", atesta a médica Sílvia Gomes, cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde.

Por outro lado, uma dieta balanceada como um todo ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores. A nutricionista Monique Carvalho dá orientações para quem busca fortalecer o sistema imunológico. “Alimentar-se diariamente de frutas e verduras é essencial para quem tem a imunidade baixa. No caso do limão, por ser um alimento rico em vitamina C, é um forte nutriente no combate a gripe e resfriados, pois o ácido ascórbico (Vitamina C) também possui efeitos anti-inflamatórios e é utilizado como apoio complementar para os sintomas respiratórios”, pontua.

Além da vitamina C, o limão tem uma série de componentes benéficos à saúde. Por exemplo, a vitamina A – excelente na proteção da visão e da pele; vitaminas do complexo B – que auxiliam no funcionamento cerebral e ainda colaboram para afastar problemas emocionais, como a depressão; inúmeros minerais, como cálcio e magnésio – essenciais na proteção da saúde dos ossos e do cérebro; além de vários ácidos antioxidantes, que fazem uma verdadeira limpeza no organismo e colaboram para dar tchau às toxinas.

Agora veja um resumo dos benefícios do limão

Imunidade reforçada

Um copo (250ml) de limonada por dia já é o bastante para ajudar o organismo a aumentar a imunidade. Essa qualidade refere-se, principalmente, às altas quantidades de vitamina C, um dos nutrientes que mais contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Batimentos protegidos

O limão é muito eficaz na diminuição do acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias por contar com a presença de ácidos cítricos, polifenois e vitamina C, que deixam o trânsito livre para que o sangue possa percorrer o corpo de forma saudável.

Efeito diurético

O suco de limão ajuda no bom funcionamento do trato urinário, o que potencializa a eliminação de toxinas. Por isso, a bebida tem efeito purificante e diurético.

Intestino saudável

Além de eliminar substâncias tóxicas, essa combinação estimula os movimentos intestinais e ajuda o fígado a produzir a bile, ácido importante para a digestão. A bebida ainda ajuda a aliviar sintomas indesejáveis, como ardor no estômago e distensão abdominal.

Limpa a pele

O suco de limão é riquíssimo em antioxidantes, que também ajudam a manter a pele bonita. Esses agentes aliviam manchas e rugas ao combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Assim, a bebida garante uma pele mais rejuvenescida.

Dá energia

Quando entra em contato com o sistema digestivo, o limão confere mais energia ao nosso corpo. A fruta ajuda a melhorar o humor e é eficiente até em tratamentos para reduzir a ansiedade.

Ajuda a emagrecer

As propriedades antioxidantes e desintoxicantes do limão são essenciais para eliminar toxinas e, assim, ajudar o corpo a perder peso. A fibra pectina promove maior saciedade, o que reduz aquele desejo incontrolável de comer.

Embora o suco não tenha poder de acelerar o metabolismo, um ingrediente especial pode ajudar nesse objetivo: o gengibre. Coloque algumas lascas do alimento na bebida e potencialize também todos os efeitos antiinflamatórios da água com limão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.