Cidades | Irregularidade

DPE fiscaliza unidades de saúde e constata falta de materiais básicos e EPI's

Fiscalização foi realizada após denúncias na imprensa e de familiares
12/05/2020 às 09h02
DPE fiscaliza unidades de saúde e constata falta de materiais básicos e EPI'sÁlcool em gel estava em falta em uma das Unidades (Divulgação)

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com deficiência e da Saúde, encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Saúde (SES), no qual solicita informações sobre serviços de saúde no que tange o tratamento de pacientes, o combate à disseminação do novo coronavírus no Maranhão e as condições de trabalho de profissionais da área.

O documento assinado pelo defensor público Benito Pereira Filho foi enviado à Secretaria após denúncias de familiares de pacientes, o que motivou a inspeção de algumas unidades de saúde da capital, dentre elas UPA’s, e ao Hospital das Clínicas Integradas (HCI). Além das denúncias de familiares, o defensor lembra que outras irregularidades expostas pela mídia local.

Na visita foram constatadas diversas irregularidades, como a falta de materiais básicos para higienização como álcool em gel e sabão, equipamentos de proteção individual (EPI), dentre outros. O ofício ressalta que além de médicos, enfermeiros e demais profissionais da linha de frente, porteiros, zeladores, agentes administrativos de maneira geral, como copeiros, maqueiros, seguranças das unidades de pronto atendimento também se encontram expostos à contaminação ocasionado pelo vírus.

“A proteção de todos é fundamental nessa batalha, na medida em que a propagação do vírus é elevada e o quantitativo de funcionários não é suficiente para todos os hospitais em operação. O Estado tem o dever valorizar e proteger esses profissionais e seguir as determinações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da ANVISA, fornecendo os EPI’s adequados para cada uma das categorias profissionais que estão na linha de frente no combate a esta pandemia”, pontuou Benito Filho.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte