MEC

Datas para Sisu, ProUni e Fies são definidas pelo MEC

Datas neste segundo semestre foram anunciadas no Twitter pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub; inscrições para o Sisu poderão ser feitas entre 16 e 19 de junho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou ontem, 11, no Twitter as datas de inscrição
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou ontem, 11, no Twitter as datas de inscrição (MEC)

Brasília - O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou ontem, 11, no Twitter as datas de inscrição nos processos seletivos do segundo semestre de 2020 que utilizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso no ensino superior.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ser feitas entre 16 e 19 de junho. O Sisu seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país.

Já as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) serão de 23 a 26 de junho. O programa seleciona estudantes para bolsas em instituições privadas de ensino superior. As bolsas variam de acordo com a renda dos candidatos e podem ser parciais, de 50% da mensalidade, ou integrais, de 100%.

Para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), as inscrições serão de 30 de junho a 3 de julho. O Fies oferece financiamento a condições mais favoráveis que as de mercado para que estudantes paguem cursos em instituições privadas de ensino superior.
Em todos esses processos seletivos, o candidato pode usar a nota do Enem 2019. Ao todo, cerca de 3,9 milhões de estudantes fizeram o exame no ano passado.

Exame

Cerca de 3,9 milhões de pessoas fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019. Os cerca de 1,2 milhão de faltosos representaram 23% do total de 5,1 milhões de inscritos. Ao todo, 376 pessoas foram eliminadas por descumprirem as regras do exame.
Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

“Deu tudo certo, foi tudo perfeito, funcionou tudo bem. Tivemos a mais baixa abstenção da história”, avaliou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, à época sobre o Enem 2019. A taxa foi mais baixa que a de faltas no primeiro dia de prova do ano de 2018, quando 24,9% dos inscritos não compareceram ao exame.

Na última avaliação, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foram 218.082 inscritos no Maranhão, que ocupou a 10ª colocação dentre as unidades federativas do Brasil com maior quantidade de ausentes. Importante destacar que o Enem foi realizado em 79 municípios maranhenses.

Do total de inscritos no Exame, 34% optaram por responder a prova na capital maranhense e 8,3% escolheram fazer o Enem em Imperatriz.
Mudanças no Enem

A partir deste ano o Enem terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro, e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro. O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira, inglês ou espanhol.

Neste ano, será obrigatória a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser pago até 28 de maio.
Isenção de taxa

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal, terão isenção da taxa. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem Digital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.