Política | Novo coronavírus

Deputado acusa governo de "maquiar" dados sobre Covid-19 no MA

César Pires diz que números divulgados pelas SES são diferentes do que as prefeituras no interior do estado têm informado em seus boletins
10/05/2020 às 20h28
Deputado acusa governo de "maquiar" dados sobre Covid-19 no MACésar Pires mostrou números das prefeituras no interior do Estado para mostrar divergências dos dados da SES (Reprodução)

Ao analisar dados oficias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e das prefeituras, o deputado estadual César Pires (PV) afirmou que o governo estadual está maquiando os boletins sobre a Covid-19 no Maranhão. Segundo o parlamentar, a divergências de números indica que a contaminação de maranhenses pelo coronavirus é no mínimo duas vezes maior que a oficialmente informada pelo governador Flávio Dino.

“O lockdown imposto na ilha de São Luís já comprova a falta de capacidade de planejamento estratégico e de gerenciamento da crise sanitária por parte do governo estadual. Como não têm sabido orientar a população e controlar a contaminação, o governador maquia os números oficiais para passar ao Brasil a imagem de gestor acima da média que ele não é", enfatiza César Pires.

O deputado comprova suas afirmações ao comparar os números apresentados no mesmo dia pelos municípios e pela SES. “Em Codó, já eram 89 casos confirmados, quando o governo estadual informava ter ali apenas 35 contaminados. Pedreiras já registrava 78 casos quando no boletim da SES aparecia somente 26. Em Presidente Dutra, já eram 48 pessoas doentes, quando o governo mostrava 20 em seu boletim. O mesmo acontece com Tuntum – que tinha 11 casos e a SES registrava 02 -; Santa Inês com 53 aparece com 46 casos; Conceição do Lago Acú com 10 casos no municipio e apenas dois no quadro do governo, e São Bernardo, que já confirmou 14, sequer aparece no boletim da SES", listou ele.

Para César Pires, falta capacidade gerencial ao secretário de Saúde Carlos Lula para interagir com os gestores municipais, e o governador está enganando a sociedade quando apresenta os números da Covid-19 no Maranhão. “É preciso mostrar a realidade para a população sem estar preocupado só com a própria imagem. E tomar as medidas realmente eficazes para tentar conter o avanço do coronavirus em nosso estado, pois os boletins municipais mostram que o numero de infectados pode ser o dobro do que o governador tem mostrado na televisão ", finalizou ele.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte