Estado Maior

Reconhecimento tácito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

O governador Flávio Dino (PCdoB) bem que tentou sustentar o discurso de que o lockdown à maranhense - com pouca fiscalização - foi um sucesso, mas acabou reconhecendo, mesmo que tacitamente, que não é bem assim.

Na manhã de sexta-feira, em coletiva à imprensa transmitida direto do Palácio dos Leões, o chefe do Executivo estadual anunciou novas medidas de contenção da circulação de pessoas. Entre elas, o estabelecimento de um rodízio de veículos para diminuir a quantidade deles trafegando pelas avenidas de São Luís.

A questão é de lógica básica: se o lockdown estivesse sendo cumprido à risca, como anuncia o governador desde o primeiro dia, não haveria necessidade de nenhuma medida adicional para manter as pessoas isoladas.

Se houve essa necessidade, é lógico pensar que o bloqueio não funcionou - ou não está funcionando - tão bem.

E não está por problemas do governo e das prefeituras: foram essas autoridades que decidiram adotar postura mais branda na fiscalização do cumprimento do decreto.

O resultado? O movimento de pessoas em muitos locais na Grande Ilha foi igual (e, em alguns casos, até superior) ao dos dias de isolamento imediatamente anteriores ao bloqueio de atividades.

Inflado
A propósito, o governo tem adotado uma estratégia clara para “inflar” o percentual de diminuição da circulação de pessoas pela cidade nesse período. Para isso, usa dados da circulação de passageiros.

Compara, então, dados desta semana - apontando circulação de 96 mil pessoas - com os de dias normais, quando circulam mais de
600 mil passageiros, e anuncia redução de 85%.

O correto seria comparar com a semana imediatamente anterior, quando medidas de isolamento já estavam em efeito, para se ter uma
real noção do impacto do lockdown.

Mais leitos
Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitido na quinta-feira, 7, apontam que o Maranhão ultrapassou a casa dos 900 leitos, clínicos e de UTI, exclusivos para pacientes de Covid-19.

Agora, são 921, ultrapassando a meta de 900, estabelecida no início da semana pelo governador Flávio Dino (PCdoB), durante entrevista à TV Mirante.

Desde então, foram inaugurados, ainda de acordo com o boletim da SES, 160 leitos em São Luís – número que deve aumentar ainda
mais com a inauguração de hospitais de campanha.

Gravíssima
Ao anunciar a adoção do sistema de rodízio de veículos na Região Metropolitana de São Luís, o governador Flávio Dino (PCdoB) informou que haverá multa para quem descumprir a medida.

E será considerada gravíssima, revelou.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa, nesse caso, pode chegar aos R$ 293,47. Um tanto salgado.

Novo hospital
A Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão devem abrir em parceria, nos próximos dias, mais leitos hospitalares para pacientes de Covid-19 na capital.

As unidades estarão disponíveis no Hospital Português, localizado na Rua do Passeio.

- O prefeito Edivaldo Holanda deve anunciar, nos próximos dias, essa providência -, destacou Flávio Dino, durante coletiva na sexta-feira, 8.

Denúncia
Chefe da Procuradoria-Geral da República, Augusto Aras destacou três procuradores do seu time para reunir indícios de corrupção
que começam a surgir contra governadores nos contratos emergenciais firmados nos estados para compra de insumos de saúde no combate ao coronavírus.

A informação é da coluna Radar, da Revista Veja.

Segundo a publicação, interlocutores da PGR dizem que a lista de alvos já chega a cinco governadores que estariam diretamente ligados a indícios de corrupção suficientes para fundamentar a abertura de investigação na procuradoria.

DE OLHO

R$ 514 MIL É QUANTO A EMSERH PAGARÁ à B2 Empreendimentos pela locação de tendas, climatizadores e cadeiras para
unidade de saúde.

Prorrogado
O presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, prorrogou, no âmbito do Segundo Grau do Poder Judiciário, o regime de Plantão Extraordinário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo a Portaria, fica prorrogado para o dia 31 de maio de 2020 o prazo de vigência do regime de Plantão Extraordinário, conforme
Resolução CNJ nº 318, de 7 de maio de 2020.

O documento estabelece que os prazos processuais nos feitos que tramitam em meio eletrônico, no âmbito do Segundo Grau de Jurisdição, ficam suspensos em razão da imposição.

E MAIS

• Na próxima sessão virtual, a Assembleia Legislativa deve aprovar uma série de projetos relacionados ao combate à Covid-19.

• O prefeito de Estreito, Nelson Horácio, reclama que o governo tem acionado seu opositor na cidade para realizar serviços que a prefeitura já está fazendo para conter o novo coronavírus.

• Segue grande dúvida sobre a testagem de pessoas para Covid-19 no Maranhão após a revelação de que o governo federal encaminhou 117 mil testes ao estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.