Artigo

O Amor no Caos de Zeca Baleiro

Celso Brandão, Produtor Cultural e Mestrando em Cultura e Sociedade - UFMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

A arte possui um poder arrebatador e anestésico, prova disso é a sua utilização em tratamentos de pacientes em hospitais (arteterapia), casas de apoio, manicômios e afins. Ela tem uma estranha força que pode nos transportar para lugares, memórias e pessoas, nos fortalecendo a alma e nos proporcionando um bem estar que auxilia de forma substancial na cura de diversas enfermidades. Diante do atual quadro global de pandemia e do isolamento social, a música tem sido um dos pilares que nos auxiliam a amenizar todo este sofrimento. Centenas de artistas em todo o mundo têm preparado momentos especiais para os seus fãs e simpatizantes em prol de um bem maior: a solidariedade. Por meio das famosas lives têm sido arrecadadas milhares de doações que vão desde materiais de higiene pessoal, até toneladas de alimentos e equipamentos hospitalares. Artistas, empresários, fãs, famosos e anônimos decidiram por aderir ao #FicaemCasa de uma maneira diferente. A música está unindo o mundo em uma corrente do bem diária.

Os nossos grandes artistas, juntamente com empresários maranhenses e grandes instituições também estão fazendo parte deste grande momento artístico/social. Assim foi feito pelo nosso magnífico cantor e compositor Zeca Baleiro que engrossou as fileiras das lives solidárias, no último dia 8 de maio, em uma nobre parceria com a Equatorial Energia, Grupo Mirante, Universidade Ceuma, Universidade Federal do Maranhão, Associação Médica Brasileira - Secção Maranhão e o Observatório Cultural do Maranhão. Todos mobilizados em prol do nosso Estado que tanto tem lutado contra o Covid-19.

Essa união de forças do bem me faz perceber a capacidade que nós temos, como sociedade, de nos organizar para enfrentar situações adversas, como essa pandemia. A força coletiva para solucionar grandes catástrofes sempre me intrigou.

Alianças como essa me faz perceber o poder que o ser humano tem de mobilização em meio ao caos, se importar com o outro e, consequentemente, com o todo. Isso é resistência! É ir e enfrentar de modo consciente e com todas as medidas preventivas, cuidando do emocional, fortalecendo a si para ajudar a tantos.

É transcender o caos com amor!

Foi o que Zeca Baleiro nos proporcionou, uma noite de entretenimento solidário, em que o próprio título escolhido pelo artista para sua live/show, “O Amor no Caos”, estabeleceu entre nós um silencioso grito de união para proteger a vida daqueles que estão com a nobre função de proteger e salvar muitas pessoas. Médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais que estão espalhados por toda rede hospitalar do Maranhão, seja da rede federal, estadual, municipal ou particular, todos merecem nosso respeito e admiração por estarem dando suas vidas para salvar as nossas. Foi uma noite celebração, aplausos e reconhecimento, da importância do papel desses profissionais para toda a nossa sociedade, e para nunca mais esquecermos de tudo que estão fazendo por todos nós num momento de crise sanitária. Espero que esses profissionais não sejam lembrados apenas como heróis, com placas, honrarias e cerimonias, mas que principalmente saibamos acima de tudo reconhecer tanta entrega e dedicação, lhes dando qualidade de vida saudável, através da valorização de suas carreiras e de bons salários.

Por fim, é importante agradecer a todos que unidos construíram esse belo momento, aos nossos patrocinadores e aos nossos parceiros/realizadores. Cada um no seu íntimo nutriram o legítimo desejo de fazer parte de uma singela rede de entretenimento solidário. Em especial, quero agradecer a Zeca Baleiro pela disponibilidade, generosidade e dedicação de proporcionar esse nobre e fraterno momento para todos nós.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.