Reunião

Toffoli diz que Brasil conduz bem o combate à Covid-19

Presidente do STF criticou versões sobre algum estremecimento no regime democrático brasileiro; para ele, "as instituições funcionaram"

Agência Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(Dias Toffoli)

Ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, afirmou, na quinta-feira, 7, que o Brasil conseguiu conduzir "muito bem essa situação" do enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) e defendeu uma coordenação pela retomada econômica. O encontro ocorre alguns dias após Bolsonaro participar de atos antidemocráticos contra o STF e o Congresso.

Na quarta-feira, 6, o Brasil bateu novo recorde de mortes por coronavírus, com registro de mais de 600 óbitos em 24 horas.
Toffoli criticou versões dando conta de algum estremecimento no regime democrático brasileiro. Para ele, “as instituições funcionaram”.

"Apesar daquilo que aparece na imprensa, uma coisa aqui e ali, a verdade é que as instituições funcionaram. Os ministérios funcionaram, o SUS (Sistema Único de Saúde) funcionou, as medidas que o governo adotou e o Congresso Nacional aprovou, adequou, melhorou ou de alguma forma também sancionou, foram medidas extremamente importantes para que o País não entrasse em situação de calamidade pública", disse Toffoli.

Apesar da declaração do presidente do Supremo, diversas cidades brasileiras decretaram estado de calamidade pública durante a pandemia da Covid-19.

Além disso, Estados como Amazonas já enfrentam colapso do sistema de saúde. Esta semana, o Ministério da Saúde reconheceu que o pico do novo coronavírus deve ocorrer entre maio e julho.

No período da manhã, Toffoli teve uma reunião com Bolsonaro, ministros de Estado e um grupo de empresários na sede da Corte, em Brasília. No encontro, Toffoli reforçou que é preciso um "planejamento organizado na retomada da volta da economia e do crescimento". "Isso é fundamental", avaliou.

O presidente do Supremo defendeu uma coordenação com a inclusão de outros Poderes, Estados e municípios, junto a empresários e trabalhadores. "Esse anseio é de trabalhar, produzir, manter empregos e uma sociedade estruturada em funcionamento", disse Toffoli.

Na fala, ele também afirmou que o Brasil possui uma sociedade complexa. "É fundamental ter esse diálogo e essa coordenação para que possamos pensar a retomada (econômica)", disse.
Ele opinou, ainda, que o País está em uma situação em que as pessoas "querem sair" e que isso deve ser coordenado e planejado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.