Pandemia

Hemomar registra queda de 54% no estoque de sangue durante pandemia

O Hemomar está realizando o transporte de grupos de 5 a 6 pessoas em uma van, para a doação de sangue, após agendamento pelo WhatsApp (99162-3334); doações tiveram queda com pandemia e lockdown

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Número de doadores teve queda desde o início da pandemia de coronavírus e Hemomar tem criado alternativas
Número de doadores teve queda desde o início da pandemia de coronavírus e Hemomar tem criado alternativas (Hemomar)

A medida do lockdown, o bloqueio total, também alterou a rotina no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), cuja sede fica em São Luís, no bairro Jordoa. Devido ao Decreto nº 35.784, do dia 3 de maio, o hemocentro adotou algumas precauções, dentre as quais o agendamento para doação de sangue. Está havendo uma queda diária de 54% no estoque de sangue da unidade, em virtude da pandemia do novo coronavírus. A fim de evitar aglomeração e colocar ninguém em risco, uma van está realizando o transporte de grupos de 5 a 6 pessoas.

Conforme informações colhidas por O Estado no Hemomar, os voluntários entram em contato com o hemocentro pelo número fixo (98) 3216-1134, para realizarem o agendamento da doação de sangue. Além disso, também podem agendar pelo (98) 99162-3334, que é o WhatsApp do órgão. Uma van, então, segue até o endereço da pessoa, para conduzi-la até o local onde ocorrerá a coleta do material, que servirá para salvar inúmeras vidas em hospitais.

Dificuldades na coleta
O sangue doado, inclusive, pode ajudar até mesmo quem está sofrendo, de maneira grave, pela Covid-19. Na Sala de Coleta do Hemomar, desde o início da pandemia em São Luís, poucas pessoas estão comparecendo para o ato voluntário. Um dos fatores é o medo de contrair o novo coronavírus. E, mais recentemente, outra dificuldade é o receio em ser parado nas avenidas nas barreiras que estão sendo montadas pela polícia devido ao lockdown.

No entanto, o doador recebe uma declaração no hemocentro, para comprovar que se deslocou de casa até o local para uma boa causa. O medo de ser abordado nas barreiras não passou pela cabeça do empresário Elias Silva Santos, que esteve no Hemomar, na tarde dessa quinta-feira, 7, para fazer uma doação de sangue. Ele deixou claro que a solidariedade deve ser maior do que qualquer obstáculo, pois muitas pessoas com doenças crônicas estão esperando o material para continuar vivendo.

“Essa pandemia não veio só para causar dor, pois também veio para causar ensinamentos ao ser humano. Se nós estamos bem, então nada impede de fazermos bem ao próximo. Não podemos nos esquecer de que há sempre alguém precisando de sangue por aí. Esse é o nosso papel, de demonstrarmos preocupação com as pessoas”, declarou o empresário.

Redução das bolsas
O Hemomar está com seus estoques muito baixos. A queda diária na arrecadação está sendo na ordem dos 54%, segundo dados do órgão. A média, por dia, tem sido de 55 bolsas de sangue, índice abaixo das 300 necessárias para atender às demandas das unidades hospitalares. De acordo com Frassinete dos Santos Araújo, coordenadora de Captação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão, é importante que a coleta continua acontecendo, apesar do momento crítico provocado pelo novo coronavírus.

“Estamos tomando todas as medidas de precaução, como a disponibilidade de álcool em gel ao longo do hemocentro. Na sala de coleta, as cadeiras estão com distanciamento. Temos uma tenda externa para evitar aglomerações. Estamos dentro dos padrões de segurança para o doador. Ele pode ir tranquilo”, esclareceu Frassinete dos Santos.

Campanhas de doação
Devido a deficiências no estoque, o hemocentro realiza, frequentemente, campanhas para arrecadação de bolsas. No final do ano passado, houve uma intitulada “O meu sangue é do tipo vida +”, que foi encerrada no dia 30 de dezembro. O pedido ocorreu em virtude do aumento da demanda, por conta de vários fatores, sobretudo o elevado índice de acidentes de trânsito no estado. O órgão teve como objetivo arrecadar 10% a mais do alcançado na ação de 2018, que conseguiu 875 bolsas de sangue.

A meta era coletar cerca de 300 bolsas de sangue diariamente, para superar a quantidade arrecadada na campanha de 2018. A ação ocorreu, além da capital, nas cidades de Imperatriz, Caxias, Balsas, Santa Inês, Pedreiras, Pinheiro e Codó. A campanha foi iniciada no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado no dia 25 de novembro. O foco era conseguir as bolsas para atender a demanda em hospitais, não apenas na Grande Ilha, como no interior maranhense.

Sempre em novembro, a campanha ocorre para antecipar as festividades natalinas e as férias, quando diminui o número de doadores. E também porque aumenta a demanda por transfusão nas unidades hospitalares do estado.

Importância da doação

A doação de sangue é um gesto solidário que serve para salvar a vida de quem se submete a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além dessas pessoas, o sangue também é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Um simples gesto de amor e solidariedade pode gerar muitos sorrisos.

SAIBA MAIS

Requisitos para doação

Para doar sangue, a pessoa precisar estar bem de saúde, pesar acima de 50kg, não ingerir bebida alcoólica no dia anterior ao procedimento e ter entre 16 a 69 anos. O doador deve levar um documento de identificação oficial com foto. Ademais, é importante dormir bem nas últimas 24 horas. O pensamento é o de salvar vidas, sempre, uma vez que fazer bem ao próximo é algo que faz toda a diferença no dia a dia.

Segundo o Ministério da Saúde, os requisitos para doar sangue é estar em bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais
  • para as mulher;
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
  • Impedimentos para doar
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Malária;
  • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade.
Números

54% é a queda no estoque de sangue da unidade

55 bolsas de sangue diárias tem sido a média diária de doações

300 bolsas é a demanda diária de unidades hospitalares

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.