Atendimentos

Caps AD atende pacientes por videoconferência em SL

Proporcionar atendimento médico completo a toda população é um dos maiores desafios para o tratamento de dependentes químicos, principalmente fora dos grandes centros urbanos e durante a pandemia de Covid-19

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Atendimento à distância é a melhor solução durante lockdown
Atendimento à distância é a melhor solução durante lockdown (CAPS AD)

São Luís - O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) continua dando assistência médica a pacientes em tratamento de dependência química na Ilha de São Luís no período de lockdown, por se tratar de um serviço essencial e único especializado e recuperar dependentes químicos por meio de videoconferência por meio de vídeochamada. Proporcionar atendimento médico completo a toda população é um dos maiores desafios para o tratamento de dependentes químicos, principalmente fora dos grandes centros urbanos.

Aliada ao uso de outras tecnologias, o uso de videoconferência por meio de vídeo chamada é capaz de eliminar as barreiras físicas que separam terapeuta e paciente, possibilitando uma verdadeira revolução no atendimento durante o lockdown.

“É o primeiro serviço de saúde mental a usar este recurso tecnológico para assistir na rede pública de pacientes psiquiátricos dependentes químicos”, disse o coordenador geral do Caps AD, Marcelo Soares Costa.

A videoconferência é mais do que o uso de dispositivo de vídeo para que terapeutas possam conversar com pacientes e outros médicos. O recurso utiliza tecnologia para criar um ambiente virtual no qual o profissional é capaz de realizar o atendimento mais completo possível, com monitoramento da saúde, troca de informações e análise de exames.

Em constante evolução, a tecnologia tem alterado os procedimentos e aprimorado os equipamentos envolvidos no atendimento terapêutico à distância. Por isso, o recurso ainda está longe de ter seu potencial máximo aproveitado.

O Caps AD estado continua dando assistência medicamentosa a pacientes em tratamento na Ilha de São Luís no período de lockdown, por se tratar de um serviço essencial e único especializado e recuperar dependentes químicos

O Caps AD está também dando assistência terapêutica a toda população de rua nos abrigos sociais da prefeitura de São Luís, proporcionando assim condições favoráveis para estas pessoas em vulnerabilidade social e usuários de drogas tenham condições favoráveis para permanecer em isolamento e estamos ainda com atendimento de internação em nossa unidade de acolhimento na Cohab com pacientes acolhidos em regime integral.
Atendimento

O Caps AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. A instituição é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.