Pandemia

Autoridades alemãs alertam que crise do coronavírus está longe do fim

Governo afirmou que pandemia não foi superada, apesar de o país estar reativando sua economia

Reuters

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Angêla Merkel, primeira ministra da Alemanha, durante entrevista
Angêla Merkel, primeira ministra da Alemanha, durante entrevista (Chanceler alemã Angela Merkel durante reunião da União Europeia ontem em Bruxelas)

BERLIM - Autoridades alemãs alertaram nesta quinta-feira que a crise do coronavírus está longe do fim, apesar de o país estar reativando sua economia lentamente e tentando voltar à normalidade.

A Alemanha relatou mais de 166 mil infecções e mais de 7 mil mortes, mas a nação mais populosa da União Europeia está se saindo melhor do que alguns de seus pares devido aos exames precoces e às medidas de distanciamento. “Não estamos vivendo o pós-pandemia agora... na verdade estamos vivendo no meio da pandemia, uma que estará conosco por algum tempo – ao menos este ano, e isso sendo muito otimista”, disse Helge Braun, chefe de gabinete da chanceler, Angela Merkel, à rádio Deutschlandfunk nesta quinta-feira.

O Instituto Robert Koch (RKI), autoridade de saúde que tem um papel central no combate à doença, disse que é preciso ficar particularmente atento no outono, apontando indícios de que o vírus pode ter um padrão sazonal ligeiro e provocar mais casos nos meses de inverno.

Mas o vice-presidente do RKI, Lars Schaade, disse: “É claro que é possível o número de casos subir de novo antecipadamente e termos uma segunda onda – é quando o comportamento humano volta a relaxar, de forma que ocorre um número mais alto de transmissões”.

Apesar de se ter registrado o maior número de infecções novas desde a sexta-feira passada, a tendência de casos novos em declínio se mantém, disse Schaade nesta quinta-feira.

Merkel anunciou medidas para relaxar o isolamento e lançou um mecanismo de “freio de emergência” que permitiria reativar as restrições caso as infecções voltassem a subir.

Schaade disse que tentar reabrir a sociedade é algo certo, mas alertou que a pandemia provavelmente durará muitos meses mais. “Todas as medidas trazem um certo risco”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.