Benefício

Portal é criado para acompanhamento da situação do auxílio emergencial

Beneficiários podem acompanhar os resultados e verificar as datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev, por exemplo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
As pessoas terão facilidade de acesso a todo o processo de homologação até o pagamento do benefício
As pessoas terão facilidade de acesso a todo o processo de homologação até o pagamento do benefício (Caixa Econômica)

O Ministério da Cidadania e a Dataprev criaram um portal para que os beneficiários possam consultar a situação dos requerimentos do auxílio emergencial. Os cidadãos podem acessar às informações pelos sites cidadania.gov.br/consultaauxilio e consultaauxilio.dataprev.gov.br. As pesquisas podem ser feitas com a informação do CPF do requerente.

O objetivo da nova ferramenta, segundo o governo federal, é tornar o processo de análise dos cadastros transparente. Dessa forma, as pessoas terão facilidade de acesso a todo o processo de homologação até o pagamento do benefício.

Pelo portal, os beneficiários podem acompanhar os resultados e verificar as datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev, por exemplo. O cidadão fica sabendo ainda por qual motivo teve o benefício negado. A análise da segunda solicitação também poderá ser acompanhada.

De acordo com a Dataprev, mais de 45 servidores virtuais e físicos deverão garantir a estabilidade da plataforma de consulta. A empresa informa ainda que a avaliação do portal para acompanhar o crescimento de demanda dos acessos será diária.

Ainda segundo a Dataprev, mais de um milhão de solicitações ainda estão em processamento adicional, devido à complexidade de cenários e cruzamentos. Técnicos dos dois órgãos devem concluir a análise das informações ainda nesta semana.

Levantamento divulgado pelo governo aponta que em menos de um mês, 97,7 milhões de cadastros passaram pelos sistemas de conferência da Dataprev e foram homologados pelo Ministério da Cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.