Flagrante

Polícia investiga grupo preso com coletes balísticos em São Luís

Foram presos três criminosos, que estavam com uma pistola calibre .40, pertencente à Polícia Militar do Maranhão, e mais camisas da Polícia Civil

Nelson Melo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
O grupo, que foi preso, após abordagem na Cidade Operária, estava com coletes e também camisas da PC
O grupo, que foi preso, após abordagem na Cidade Operária, estava com coletes e também camisas da PC (COLETES PRISÃO )

SÃO LUÍS - A Polícia Civil do Maranhão (PCMA) começou a investigar um grupo que foi capturado no fim da tarde de domingo, 3, em São Luís, com três coletes à prova de bala e uma pistola Taurus calibre .40, contendo 9 munições intactas. Os presos foram encontrados na Avenida Principal da Cidade Operária, após abordagem feita pelo Batalhão Tiradentes. Foram apreendidas mais três camisas com brasão da PC-MA. Segundo os policiais, provavelmente eles iriam cometer algum tipo de assaltos na cidade.

Segundo informado pelo tenente-coronel Cutrim, comandante do Batalhão Tiradentes, a guarnição fazia patrulhamentos na região, quando avistou um veículo que trafegava no sentido contrário, ocupado por três homens. Chamou a atenção da equipe o fato de que os rapazes portavam coletes balísticos. Desse modo, o acompanhamento tático foi realizado, para que se pudesse descobrir quem eram aquelas pessoas, que poderiam ser falsos policiais.

Na revista pessoal, após intercepção ao veículo, que é um Jeep Cherokee vermelho de placa QUE-0007, os militares verificaram que não eram agentes de segurança pública ou privada. Além disso, a guarnição apurou que a pistola .40 pertence ao Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv). A arma de fogo havia sido furtada há aproximadamente 3 anos.

Um dos conduzidos, de acordo com o tenente-coronel, é suspeito de traficar drogas. Na residência dele, localizada no bairro Cidade Olímpica, na capital maranhense, foram encontrados 26 papelotes de substância similar à maconha, outro papelote provavelmente com cocaína e uma porção de 25 gramas de maconha. Os três foram apresentados no Plantão de Polícia Civil da Cidade Operária.

Pistolas

Frequentemente, criminosos utilizam pistolas .40 para a prática de delitos na Grande Ilha. Dentre as ações mais cometidas, estão homicídios e roubos, incluindo explosões bancárias. Em abril de 2019, a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) deu cumprimento a mandado de prisão em desfavor de Iuri Araújo dos Santos, mais conhecido como “JP” ou “Kauai”.

Ele forneceu uma pistola desse modelo para comparsas usarem em uma ção de explosão caixas eletrônicos no Calhau, em São Luís. Iuri entregou a pistola para que o grupo invadisse o terminal de autoatendimento da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no Calhau.

Uso de coletes

Além das pistolas, coletes balísticos também são comumente utilizados pelos bandidos. Alguns desses equipamentos são roubados para proteção nas “quebradas”, por conta da possibilidade de invasão do grupo rival. Outros são direcionados para os ataques. Em uma das situações, ocorrida no Morro Gogó da Ema, na região da Vila Embratel, em São Luís, foram presos em flagrante Ismael de Jesus Silva e Silva, de 19 anos, e Mauro Denis Silva Dias, 33. Os policiais apreenderam um colete à prova de balas e dois rádios de comunicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.