Alimentação

Cinco receitas saudáveis para fazer na quarentena

Descubra pratos de diferentes culinárias que podem render uma boa refeição em casa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(alimentos)

SÃO PAULO- A cozinha tem sido uma das dependências da casa mais frequentadas pelas famílias no período de isolamento social, que usaram a criatividade como ingrediente principal no preparo de pratos. A coordenadora do curso de Tecnologia em Gastronomia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Camila Landi, indica algumas receitas saudáveis e saborosas para suas próximas refeições em casa e, ainda, dá dicas para aproveitar o tempo na cozinha.

"A melhor comida é aquela preparada com prazer, carinho e alegria", disse Camila. Por isso, estabeleça uma lista de compras com diferentes opções para criar novas receitas, dê preferência para ingredientes naturais e com sabor marcante, busque o equilíbrio de nutrientes na ingestão dos alimentos, assista lives de gastronomia para pegar dicas e a partir delas produzir sua própria receita e, por fim, em cada refeição, monte a mesa, decore o ambiente e desfrute o momento.

Creme de legumes com couve
Ingredientes
1 xícara de abóbora cabotiá em cubos
1 xícara de cenoura em cubos
1 xícara de batata em cubos
1 xícara de abobrinha em cubos
½ xícara de cebola em cubos
4 dentes de alho
1 colher de sopa de manteiga ou azeite
¼ de talo de salsão
1/3 de xícara de alho poró
500ml de água
30ml de creme de leite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Couve fatiada a gosto (reserve para o final).

Modo de Preparo
Corte em pequenos pedaços todos os ingredientes. Leve para assar em uma assadeira coberta com papel alumínio com lâminas de manteiga, ou azeite, por cima. Tempere com sal e pimenta. Deixe em forno médio até que amoleça. Retire do forno e processe todos os ingredientes, ou bata no liquidificador. Acrescente um pouco de água sempre que necessário. Em uma panela, coloque seu purê, e acrescente água até que chegue na consistência desejada de sopa purê. Finalize com o creme de leite. Dessa forma, sua sopa se torna uma "sopa creme". Ao servir, aqueça a sopa e coloque a couve fatiada por cima.

Dica: A sopa pode ser adaptada com os legumes que tiver em casa, lembrando de combinar seus sabores prediletos com o cuidado para serem legumes com pouca quantidade de água.

Frango em Adobo
Ingredientes
3 dentes de alho picados
150ml de caldo de ave
2 folhas de louro
Grãos de coentro (se tiver)
Grãos de pimenta preta ou branca
1 colher de sopa de molho de soja
1kg de coxas e sobrecoxas de frango sem pele, desossada em cubos
Óleo para refogar 150g de arroz basmati (ou o que tiver)

Modo de Preparo
Em um bowl misture alho, vinagre, caldo de ave, folhas de louro, grãos de coentro, pimenta preta e o molho de soja. Junte os pedaços de frango nessa marinada e deixe sob refrigeração por 1 hora. Posteriormente, leve-a coberta para cocção em fogo brando por cerca de 30 minutos. Assim que o frango estiver macio, retire e reserve. Deixe o fundo reduzir por mais 10 minutos. Aqueça o óleo numa caçarola e frite os pedaços de frango para que fiquem dourados. Despeje o líquido da marinada e sirva com o arroz (apenas cozido com água e tempero a gosto).

Dica: Inspirado na culinária filipina e espanhola, os pratos de Adobo podem ser feitos com cubos de pescados, carne de porco ou frango bem selados com um sabor picante de alho e vinagre. O "toque tradicional" geralmente é acrescentar leite de coco para espessar.

Massa com verduras e legumes
Ingredientes
½ unid abobrinha italiana
½ unid de berinjela
1/3 de pimentão vermelho
4 tomates em cubos sem pele e sementes
Manjericão em folhas inteiras
Caldo de legumes 50g de queijo ralado (pecorino ou parmesão)
1 gomo de linguiça toscana
2 colheres de sopa de ervilhas verdes
Azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto
150g de massa a gosto (sugestão: Pappardelle)

Modo de Preparo
Corte em cubos pequenos a berinjela, abobrinha, pimentão vermelho e o tomate, reserve. Cozinhe as ervilhas em água fervente, reserve. Salteie os legumes separadamente, iniciando pelo pimentão, em azeite de oliva. Na mesma sauteuse, deglacear com caldo de legumes. Salteie a linguiça e, posteriormente, pique na faca até moer bem. Junte todos os legumes, as ervilhas, a linguiça moída e os tomates em cubos em uma mesma sauteuse. Cozinhe a massa al dente e salteie com os legumes e linguiça. Utilize um pouco da água de cozimento da massa e azeite de oliva para finalizar o molho. Adicione o queijo ralado para incorporá-lo ao molho. Ao servir, acrescente as folhas inteiras de manjericão.

Dica: Típico prato da culinária toscana (Itália), a massa pode ser adaptada com os legumes que tiver em casa. Uma boa opção para adaptar às proteínas como carne bovina, suína, pescado ou ave.

Salada de grão de bico com espinafre
Ingredientes
3 colheres de sopa de azeite de Oliva
1 cebola picada
1 dente de alho picado 800g de grão de bico cozido (al dente)
500g de espinafre higienizado
2 unidades de tomate em tiras
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Aqueça o azeite em fogo médio e faça um refogado com cebola e alho. Retire o refogado. Acrescente mais um fio de azeite, refogue o grão de bico e as folhas de espinafre. Acerte o tempero (acrescentando especiarias a gosto), coloque os tomates e sirva.

Dica: Você pode substituir o grão de bico por outra leguminosa, como feijão, ervilha ou lentilha. Verduras como chicória, escarola ou rúcula também são opções. Caso queira, pode acrescentar atum ralado em lata.

Picadinho de carne com legumes
Ingredientes
500g de carne bovina (alcatra, coxão mole, patinho) em cubos
2 e ½ colheres de sopa de azeite de Oliva
½ unid de cebola média
½ unid de cenoura grande em cubos
½ unid de brócolis ninja em pequenos buquês
1/3 de couve-flor em pequenos buquês
Ervas frescas picadas a gosto Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Tempere os cubos de carne com sal. Aqueça uma panela, em fogo médio, com o azeite doure a carne. Adicione cebola, cenoura, brócolis e couve-flor e refogue por cerca de 15 minutos, ou até que fiquem macios. Pingue água, se necessário. Acrescente as ervas, acerte o tempero, e sirva acompanhado de arroz ou batatas cozidas.

Dica: Um dos clássicos da cozinha brasileira, importante se atentar ao tempo de cozimento de cada legume.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.