Opinião

Presidente José Sarney 90 anos

Benedito Buzar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20

Georgino Melo, filho ilustre de Vargem Grande, reside na cidade de Florianópolis, onde exerce o cargo de Procurador Federal e desfruta de um círculo de grandes amizades e de prestígio por ser um servidor público idôneo e competente, além de reconhecido intelectual.
Amigo fraternal de José Sarney, Georgino escreveu um texto em homenagem aos noventa anos do ex-presidente da República, que aconteceu no dia 24 de abril, no qual enaltece a figura do filho de Pinheiro como renomado político e de homem devotado às letras.
Com alegria e honra, hoje, cedo este espaço ao caro amigo Georgino Melo, a fim de que José Sarney e os amigos do aniversariante, possam tomar conhecimento de um texto preparado com sinceridade, admiração e dedicado a uma figura humana digna que o Maranhão se orgulha de tê-lo como filho.

Presidente Sarney 90 anos
Neste dia 24 de abril, chega aos 90 anos, inabalavelmente situado no seu outono feliz e bem-aventurado, o nosso estimado mestre e amigo José Sarney.
Foi no solo sacrossanto de Pinheiro, tradicional e culta urbe maranhense , numa manhã chuvosa, sob a proteção de Santo Inácio, que José Sarney abriu seus olhos para este mundo e recebeu de Deus um balde cheio de estrelas.
T.S. Eliot, no seu magnífico “Terra Arrasada”, verberou que abril é o mais cruel dos meses:

“Abril é o mais cruel dos meses, germina
Lilases da terra morta, mistura
Memória e desejo, aviva
Agônicas raízes com a chuva da primavera.”

No Maranhão o mês de abril é um mês virtuoso. Na terra timbira, onde todos que dormem acordam poetas, mesmo admirando o gênio poético do grande dramaturgo e poeta T.S.Eliot, a crueldade de abril é uma miragem , pois para nós devotos de Sarney abril é mês sagrado do benfazer.
vida luminosa e a biografia de Sarney deixa seus amigos emocionados, não só por ser uma história importante para o Maranhão, mas sobretudo porque é fundamental para o país. Tenho a convicção plena que José Sarney encontra-se entre aqueles poucos escolhidos que personificam, na mais sublime essência da naturalidade, o amor e a solidariedade cristã. Sua história é de dignidade, integridade e de luta perene de amor ao próximo e defesa da vida.
A atuação de José Sarney na arena política atingiu o ponto culminante, com a sua investidura como o mais alto mandatário da República. O seu descortínio, o seu talento, a sua vocação de estadista e a sua capacidade de mediador foram decisivas para a nossa travessia do regime autoritário para a mais plena e longa quadra democrática da História do Brasil. Ele tinha a noção exata de como conduzir o xadrez nos momentos mais difíceis do jogo político. Conhecedor da História e das grandes idéias políticas, Sarney sabia que a política não é uma dádiva para os pobres de espírito, como ensinou Maquiavel.
Cícero ensinava que amizade é antes de tudo confiança. O pressuposto para que a relação entre duas pessoas se solidifique é olhar com simpatia o outro no seu modo de ser. Sarney compreende essa grande aventura humana que é a amizade, compreende também que muitos e variados são os seus desafios. Quem tem amigos sabe o quanto é gratificante superar desafios para solidificar a amizade. Relembro Albert Camus: só quem ama a si próprio pode amar o próximo”.
Outra marca peculiar do Presidente Sarney é a amorosa fraternidade que ramifica àqueles com quem cria laços, afetivos ou profissionais. A minha convivência com o amigo Sarney me faz lembrar o momento em que Jesus, no Lago de Genezaré, convocou os seus discípulos a fim de se tornarem pescadores de homens.

A minha amizade com o Presidente Sarney se tornou mais substanciosa e profunda com a abençoada interveniência de um fraterno e grande amigo, o Professor Benedito Buzar , o noivo de Itapecuru-Mirim.
Quando nos encontramos no Maranhão, sob os acordes das águas lustrais da baia de São Marcos, é parada obrigatória fazer-se presente no aconchego maranhense da residência do casal Dona Marly e José Sarney. Sarney é dotado de memória prodigiosa e tem o ritmo gostoso do ‘causeur” temperado pela sua cultura gigantesca e enciclopédica.

Mas, Sarney gosta mesmo é de ser membro da Academia Brasileira de Letras e ser reconhecido como um grande escritor. Sua produção literária já foi traduzida para vários idiomas e seu talento de mestre da ficção foi reconhecido por Claude Lévy Strauss: “ Com o seu texto eu reencontrei o sabor, a linguagem carregada de imagens, sobretudo a qualidade profundamente humana de sua população. Eu amei e admirei o livro (Norte das águas)”. Octavio Paz definiu: “José Sarney, poeta e defensor da liberdade”.

A obra literária de José Sarney, como se vê, atingiu uma projeção universal. Ele , com o seu realismo mágico e fantástico , nos apresenta a realidade e a magia dos mares e dos pescadores do Maranhão fantástico, nos abrindo um painel onde se revelam conflitos, vitalidade e um humor que concilia, numa verdadeira superação da visão presencial da morte.

As velhas tragédias gregas já nos ensinaram que são poucas as coisas que de fato movem a humanidade: o amor, o medo da morte e o poder. Observando atentamente a caminhada vitoriosa de Sarney, constatamos com muita nitidez, uma extraordinária jornada de bravura, superação, vigor, harmonia e reconciliação, pois ele teve a graça de entender que nada é intocável, perfeito ou definitivo; tudo deve ser examinado, criticado e, se possível, transformado, porque essa é a lógica da trajetória humana na face da terra, a lógica da mudança e da transformação.

É com esse louvor e com a dupla alegria da amizade e da admiração, que venho deixar a minha homenagem ao grande político e escritor José Sarney, nessa feliz efeméride dos seus 90 anos.


Georgino Melo e Silva, maranhense , amigo de Sarney e procurador federal em Santa Catarina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.