Inovação

Universidade Estadual do Maranhão desenvolve estação de desinfecção individual

A ação foi criada por professores no intuito de diminuir a contaminação da Covid-19

*Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
(uema)

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão divulgou nesta quinta-feira que professores do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMECP) desenvolveram estação de desinfecção individual e em grupo de baixo custo para diminuir a possibilidade de contaminação pelo CORONAVIRUS em ambientes hospitalares ou com grande possibilidade de aglomeração.

O projeto foi idealizado pelo professor Kaio Nogueira (CCT/UEMA), em parceria com os professores José Marcos (Faculdade Netcom), Letícia Correia (IFMA) e Paulo Araújo (Ex-Aluno de Engenharia Mecânica/UEMA).

A Estação de Desinfecção Individual (EDI) consiste de uma versão já usual de uma cabine individual, cuja função é higienizar o corpo inteiro das pessoas, e é equipada por uma cabine com estrutura metálica revestida com material tipo lona. Também parte desta estação um sistema de tubulação por onde serão dispensados jatos pulverizados de solução química diluída. Além disso, haverá o sistema de bombeamento e o sistema de automação.

“O produto é muito eficaz, usado inclusive para fazer desinfecção em centros cirúrgicos. O fabricante garante que esse produto fica de três a cinco horas na pessoa, na roupa. Por isso, a eficácia é de suma importância neste novo dispositivo”, afirma o Professor Kaio Nogueira.

O primeiro protótipo já está em fase de conclusão e será doado a uma instituição de saúde para ajudar na desinfecção de profissionais e pacientes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.