Covid-19

Flávio Dino endurecerá medidas de restrição na capital a partir de terça-feira

Gestor, de forma indireta, antecipou a adoção de "lockdown" na Ilha após o decreto em vigência perder a validade; governador diz que ação é necessária

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Flávio Dino deve adotar lockdown somente na próxima semana
Flávio Dino deve adotar lockdown somente na próxima semana (Flávio Dino)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), durante entrevista ao JMTV1ª edição da TV Mirante ontem informou que o Estado endurecerá as medidas de restrição social a partir da próxima terça-feira (5 de maio), quando expirar a vigência do atual decreto governamental que prevê restrições na circulação de pessoas e no funcionamento de determinadas atividades comerciais. De forma indireta, o governador praticamente antecipou a adoção do “lockdown” a partir da semana que vem.

Para o gestor, a medida – apesar de drástica – é considerada necessária. Segundo ele, a adoção serviria para evitar o colapso total da rede pública de assistência à saúde na capital maranhense. “Eu não tomarei uma medida drástica se não for necessária. Se for tomada, será feita com antecedência, sem pânico, e dando oportunidade para que as pessoas se preparem”, disse.

Ainda de acordo com o governador, caso seja decretado o “lockdown”, o objetivo será achatar a curva de crescimento do número de casos da doença e, ao mesmo tempo, desacelerar a velocidade de contágio. Até o fechamento desta edição, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 2.804 pessoas foram diagnosticadas em todo o estado com a doença. Destas, 2.149 na capital maranhense.

Sobre as medidas, Dino confirmou que tudo será feito em comum acordo com outras categorias. O governador também aproveitou a ocasião para anunciar a expansão, segundo ele, da rede pública na cidade. Ele afirmou que 27 novas vagas de UTI foram ofertadas ontem (29) na capital. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São Luís não confirmou a informação e tampouco onde serão abertas as vagas.

Vagas

Além destas vagas, de acordo com Dino, outros 130 leitos serão abertos até a semana que vem. O gestor também confirmou, nos próximos dias, a entrega de um hospital de campanha. “Com isso, teremos um pouco mais de suporte para receber novos pacientes. No entanto, se as pessoas permanecerem circulando pelas ruas e avenidas, não servirá de nada esta expansão”, afirmou Dino.

Na segunda-feira (27), em entrevista coletiva transmitida nas redes sociais, Flávio Dino já havia alertado para a possibilidade de lockdown, que determina medidas mais coercitivas de combate à circulação social. “Não é possível ainda ver filas em portas de bancos ou outras aglomerações, como as que vemos na Rua Grande, por exemplo”, citou Dino.

Mais

Fake News

O governador também negou que já tenha elaborado um possível decreto de lockdown na cidade, como foi disseminado nas últimas horas em redes sociais. Segundo ele, trata-se de fake news. “É preciso que as pessoas tomem cuidado na hora de transmitir estas informações”, afirmou.

“Estou fazendo tudo o que é possível”, diz Dino

O governador Flávio Dino, ainda durante a entrevista à TV Mirante, disse que está “fazendo tudo o que é possível” para combater a disseminação do coronavírus no estado. Ele se preocupou ainda com a quantidade de municípios maranhenses que já registram pelo menos um caso da doença. Atualmente, são 70 cidades nesta lista.

Para o gestor, todos os esforços vêm sendo feitos. “Nossa equipe passou a noite acordado, verificando a chegada de respiradores e realocando pacientes. Temos feito tudo o podemos e a população pode ficar ciente disso”, disse o governador.

Durante a entrevista, Flávio Dino evitou criticar o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Na terça-feira, em entrevista na porta do Palácio do Alvorada, Bolsonaro respondeu com um “E daí?” ao ser questionado sobre as mortes da Covid-19 no país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.