Cuidados

Contra vírus e bactérias: especialista dá dicas de limpeza

Não apenas os equipamentos de proteção individual são indispensáveis, mas os cuidados com a casa precisam ser redobrados para preservar a saúde de todos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
É preciso escolher corretamente os materiais de limpeza
É preciso escolher corretamente os materiais de limpeza (limpeza casa)

SÃO LUÍS- As máscaras são acessórios indispensáveis neste tempo de pandemia, o álcool em gel é o companheiro fiel na higienização das mãos, e por enquanto nada de abraços ou beijinhos. O distanciamento social vem sendo um importante aliado para evitar a propagação do novo coronavírus. Esses são alguns cuidados que as pessoas tomam, mas é preciso manter a casa livre desses pequenos invasores, com atitudes simples. Na hora de fazer a faxina, é preciso estar atento aos produtos que vão ajudar a eliminar toda a impureza do lar.

A primeira etapa é o cuidado que se deve ter antes de entrar em casa, por exemplo, não tocando em nada antes de se higienizar. “O ideal é tirar os sapatos e as roupas — que devem ser colocadas para lavar imediatamente ou colocadas em uma sacola plástica e no cesto de roupa. A recomendação é deixar bolsa, carteira e chaves em uma caixa na entrada. A sugestão é tomar banho, lavar os cabelos e se trabalhar na área da saúde, o ideal é fazer a lavagem dos fios, todos o dias, lave bem todas as áreas expostas”, acrescenta a médica clínica geral do Hapvida Saúde, Aparecida Quintanilha.

Cuidado com os aparelhos eletrônicos e acessórios. “Deve ser feita a limpeza do celular com álcool e os óculos com água e sabão. Além das embalagens que trouxe de fora antes de guardar. Outra recomendação é deixar um tapete umedecido em água sanitária, que elimina germes, na entrada da residência; assim, as pessoas podem limpar os calçados antes de entrar”, detalha Quintanilha.

Após todo esse processo, vem a limpeza da casa para desinfetar os móveis. Aí a sugestão é uma solução de água e álcool 70 ser utilizada. No chão, a medida é de duas tampas de água sanitária por litro de água. Misturas que, segundo especialistas, conseguem eliminar de 80% a 90% dos organismos que possam estar nas superfícies, o que inclui o novo coronavírus. Confira 5 itens que ajudam na eliminação de pequenos invasores em casa

Água sanitária
A água sanitária é um item comum nos lares brasileiros, normalmente usada para higienização dos banheiros ela tem poder contra o coronavírus, pois ele não é muito resistente, tanto que é facilmente eliminado com produtos a base de cloro. A água sanitária também serve para a higienização dos legumes e frutas que também são tocados por várias pessoas nos supermercados, mas para isso deve se diluir uma colher de sopa em um litro de água.

Desinfetantes de todo tipo
Segundo a Sociedade Brasileira de Infectologia, o desinfetante também é eficaz na eliminação do coronavírus, ele pode ser usado tanto no banheiro quanto para limpeza do piso. Como o coronavírus não é muito resistente, o desinfetante também é capaz de matá-lo.

Limpadores com cloro
Como já dito antes, a água sanitária é eficaz contra o coronavírus, mas não só ela, outros limpadores multiuso que tenham cloro na composição podem ser usados na limpeza da casa para eliminar o coronavírus de superfícies.

Detergente líquido
Os infectologistas da Sociedade Brasileira de Infectologia afirmam que o detergente, assim como a água sanitária e o desinfetante, é eficaz na eliminação do coronavírus de superfícies.

Álcool líquido
Assim como o álcool em gel, o álcool líquido que é mais indicado para limpeza doméstica é eficaz na eliminação do coronavírus. O álcool em gel é mais indicado para as mãos, pois resseca menos a pele, o líquido deve ser usado com luvas para evitar o ressecamento da pele, assim como todo produto que contenha cloro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.