Mapa da violência

Aumentou 19% o número de assassinatos no Maranhão, revela Monitor da Violência

Foram 263 mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) no estado durante o primeiro bimestre deste ano, segundo estudo

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
O estado do Maranhão foi considerado o quarto mais violento da região nordeste, segundo estudo
O estado do Maranhão foi considerado o quarto mais violento da região nordeste, segundo estudo (VIOLENCIA MAPA )

SÃO LUÍS - O Maranhão teve um aumento de 19% na quantidade de mortes violentas (latrocínio, homicídio e lesão corporal seguido de morte) no decorrer dos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano, ocorreram 263 assassinatos, enquanto, no primeiro bimestre de 2019, o registro foi de 221 mortes em todo o estado. Estes dados fazem parte do Monitor da Violência divulgado ontem pelo site G1.

O Monitor da Violência é feito por meio de uma parceira do site G1 com o Núcleo de Estados da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os dados do Monitor da Violência ainda revelaram que ocorreram 7.743 mortes violentas no primeiro bimestre deste ano, enquanto, no mesmo período do ano passado, foram 7.195.

O Maranhão foi considerado como o quarto estado mais violento da região nordeste e décimo terceiro a nível nacional. O estado da Bahia está sendo como o mais perigo do nordeste e contou com um registro de 926 mortes. Apenas no mês de janeiro, foram 449 casos, enquanto, fevereiro, 477. Em segundo, Ceará, 717 assassinatos e, logo após, Pernambuco, um total de 629 casos.

Números elevados

De acordo com o Monitor da Violência, durante o primeiro mês deste ano 120 pessoas foram mortas a tiros ou por arma branca no Maranhão. Somente os casos tipificados como homicídio doloso, um total de 112; latrocínio, seis e dois casos de lesão corporal seguido de morte.
Em fevereiro, o registro foi 143 mortes violentas em todo o estado. Os casos de homicídio foram 139 e quatro crimes considerados como latrocínio. No ano passado, 1.486 pessoas foram assassinadas no estado maranhense. Apenas, no primeiro mês, 111 casos, enquanto, em fevereiro, 110 mortes.

Região Metropolitana

O primeiro mês deste ano foi marcado por violência na Região Metropolitana de São Luís. Em menos de uma semana, 12 pessoas foram assassinadas a tiros ou por arma branca. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) revelam que durante o mês, ocorreram 27 homicídios dolosos, além de dois casos de morte em confronto com a polícia.

Apenas no dia 30 ocorreram três casos. Uma das vítimas somente foi identificada no Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, no dia seguinte. Trata-se de Carlos Alexandre C. Sousa, de 39 anos, e o crime ocorreu nas proximidades de shopping, no Maranhão Novo.

O outro assassinato foi de uma empregada doméstica, Francisca Doralice da Silva Oliveira, de 48 anos. A polícia informou que ela foi assassinada no local de seu trabalho, no bairro Santa Efigênia . A outra pessoa assassinada foi Tiago da Silva Fernandes, de 27 anos. De acordo com a polícia, a vítima morreu por causa de um conserto de ventilador.

O mês de janeiro do ano passado também foi muito violento na Ilha. De acordo com a SSP, 41 pessoas foram assassinadas. Somente nos casos de homicídios foram 26 mortes.

Mortes violentas no Maranhão

Janeiro de 2019: 111 casos

Fevereiro de 2019: 110 casos

Janeiro de 2020: 120 casos

Fevereiro de 2020: 120 casos

Números

263 assassinatos ocorreram durante os primeiros dois meses deste ano no Maranhão

221 mortes violentas foram registradas no estado maranhense no decorrer de janeiro e fevereiro do ano passado no estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.