Covid-19

Trotes ao Samu chegaram a 2,5 mil, no mês de abril, em São Luís

Dados foram mostrados pelo prefeito Edivaldo Júnior: "quando uma solicitação falsa é feita, quem realmente precisa pode deixar de ser socorrido"

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h20
Edivaldo Júnior usou as redes sociais para pedir consciência da população para não fazer trotes
Edivaldo Júnior usou as redes sociais para pedir consciência da população para não fazer trotes (Edivaldo Júnior)

O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), usou as redes sociais para alertar para o aumento de trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da capital no período de pandemia causada pelo novo coronavírus. Somente em abril, foram registrados 2,5 mil trotes.
“Só em abril foram 2.500 trotes. O serviço é essencial à população, sobretudo neste momento de pandemia”, disse o prefeito. Segundo dados da Prefeitura de São Luís, 10% de todas as chamadas feitas ao Samu de 1º a 28 de abril foram falsas. O número é menor que o registrado em março, mas ainda assim alto e preocupante.
O prefeito explicou ainda os trotes prejudicam o atendimento para pessoas que estão realmente precisando do serviço. “Quando uma solicitação falsa é feita, quem realmente precisa pode deixar de ser socorrido”. Ele informou ainda que já orientou à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que denuncie os autores à polícia.
Desde o início da pandemia, houve aumento no número de chamadas diárias ao Samu, que tem atendido principalmente a pacientes com sintomas graves da Covid-19. Para reforçar o serviço, Edivaldo já confirmou que mais uma ambulância do tipo Unidade de Suporte Avançado entrará em operação nos próximos dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.